Friday

Rwake – Voices Of Omens (2007) – Relapse Records

Há uns tempos atrás chegou-me às mãos um álbum de uma banda chamada Rwake dos Estados Unidos. Confesso que não me tinha chamado muito a atenção, até porque este tipo de sonoridade Sludge não me agrada particularmente. Agora chegou-me às mãos, por parte da Relapse, o seu novo disco “Voices of omens”. Estiva a ouvir com atenção e das duas uma, ou não me tinha apercebido da potencialidade da banda no anterior disco, ou então este trabalho está muito acima. Isto é fantástico! Temas longos (geralmente acima dos 7 minutos), arrastados, vozes semi-guturais (masculina e feminina), som bem carregado quase lo-fi mas limpo e poderoso o suficiente para se poder ouvir tudo na perfeição. Desde a abertura acústica de abordagem Folk até ao fim, os Rwake conseguem captar a atenção do ouvinte pois, há muita coisa a acontecer ao mesmo tempo que nos vai mantendo agarrados às colunas; inúmeras mudanças de ritmos, diversos riffs na mesma música, passagens acústicas e, pasme-se, muita melodia! Apesar de ser uma sonoridade bem densa e depressiva, que nos faz sentir aquele peso opressor no peito, conseguem mostrar uma luz ao fundo do túnel com certas passagens e riffs mais melódicos e um certo sentido épico (ou apocalítptico?). Mesmo assim, não aconselhável a pessoas com problemas cardíacos, depressivos por natureza e com tendências suicidas. Para fãs de bandas como Eyehategod, Neusosis, Old Man Gloom, Isis, High On Fire ou Unearthly Trance, entre outros. RDS
85%
Relapse Records: www.relapse.com

No comments: