Tuesday

V/A – Gallaecian Metal Compilation 2CD (2007) – Falcatruada

Duplo CD vindo da Galiza e que engloba 26 bandas / temas das mais variadas facetas do mundo do Metal: Hard Rock, Heavy, Thrash, Death, Black, Doom, Crossover, Progressivo, Gothic Metal, etc. Esta é uma edição que pretende promover e divulgar a cena Underground actual da Galiza, no que ao Metal diz respeito.
A iniciativa é de louvar e o mesmo devia ser feito em Portugal. Já houve em tempos essa preocupação mas deixou-se morrer. O pouco que se faz hoje em dia ou não tem a máxima qualidade, faltando-lhe algum trabalho extra para tornar a edição num objecto essencial e de culto, ou então são as habituais colectâneas on-line gratuitas, que não têm o mesmo factor de sedução que o CD, LP ou K7 nas nossas próprias mãos. Alguém ainda se lembra da mítica colectânea em duplo LP “The Birth Of A Tragedy”? Eu tenho um exemplar, he, he! Saudosismos à parte, continuo com a crítica a este lançamento.
O som é extremamente heterogéneo, o que é normal num lançamento deste género, mas isso não é o pior, o pior é mesmo o som de gravação de algumas bandas ser mesmo muito mau! Algum do material provém de discos e outro de maquetes. Ora, algumas das maquetes parecem mesmo ser ter sido gravadas no local de ensaio. Hoje me dia não há desculpa para esse tipo de som péssimo! Isso era nos bons velhos tempos em que ainda se tinha que lutar para fazer algo minimamente decente! Hoje até no quarto, no próprio computador se grava material com boa qualidade! Pessoalmente, gosto mais de algumas bandas que de outras, mas aqui isso não interessa, o que interessa mesmo é a divulgação da cena Galega de Metal. Cada um que compre, ouça, e escolha as suas preferências. Depois é só seguir as pisadas dessas bandas.
O livrete inclui um pequeno texto introdutório, fotografias das bandas, assim como informações básicas das mesmas (morada, website, discografia e line-up). Nem precisa de mais nada, está bom assim mesmo! As bandas envolvidas são (por alinhamento nos CDs): Trashnos, Codename, Tevra, Orfos, The Mirage, Sister Moon, Freedom Xlave, Ardegan, Talesien, Estrella Negra, The Fishfuckers, Icewind, In-Verno, Shroud Of Tears, Fallen Sentinel, Kathaarsis, Karnak, Descent, Skydancer, Unreal Overflows, Esenia, V-Zero, To Nowhere, Brokenflow, FaZE, Neira.
Uma colectânea para a Galiza, Espanha, Portugal e o mundo. 80%

RDS

No comments: