Tuesday

Umeed - Entrevista

1 – Umeed (curta biografia, pontos altos, discografia, etc):
Os UMEED são uma banda que acredita e aposta no Rock, numa época em que cada vez mais esta sonoridade se afasta das rotas comerciais apoiadas pelos media. Nasceram em Fevereiro de 2001 e percorreram estes anos a afinar o seu estilo, de forma a obter um som melodioso e ritmado bem patente no seu actual trabalho. Como ponto alto, os elementos destacam unanimemente o concerto de apresentação do álbum Hustle and bustle, por ter sido o culminar de uma etapa importante de criação que marcou o lançamento oficial dos UMEED. A nível internacional, destacamos as presenças nas compilações DEAD FAMOUS Vol. 5 (Astral Records – Austrália), THE BIG INDIE COME BACK Vol.3 (MatchBox Recordings – UK), na sonorização do DVD do campeonato mundial de Trial de 2006 e como banda destacada pela revista americana Medium Point. Para Janeiro de 2008, temos já a confirmação que seremos banda destacada na revista de música Alternative Addiction, no Canadá.

2 – “Hustle and Bustle” (processos de composição e gravação):
Em 2003, os UMEED fizeram uma primeira experiência “caseira” de 12 músicas. Em finais de 2006, gravaram o álbum Hustle and bustle que seria o CD de apresentação da banda. Para nós, Hustle and bustle é muito mais do que uma compilação de 9 músicas. Hustle and bustle resulta da feliz união de músicos, letristas, amigos, fotógrafos, designers e um pintor (Neves Oliveira) que tornou físico todo este mundo de sons, como se pode observar no nosso website (http://www.umeed.net/) onde cada música aparece representada em tela.

3 – Letras (influências, temas, mensagens):
Todo o universo retratado nas letras, remete para uma vivência que oscila entre o desespero e a esperança de um mundo sem rumo tendo como princípio “lutar, sempre lutar” para afirmarmos a nossa existência. Como ouvintes, na fase da adolescência, ficámos cativados pelo mundo da música e de toda a cultura associada. A ideia de conseguir transmitir sentimentos e emoções através da conjugação de melodias e harmonias foi algo que desde o início nos fascinou e que nos motivou a perseguir o sonho de criar um projecto que pudesse chegar às pessoas e criar nelas essas sensações agradáveis que nós sentíamos quando ouvíamos os nossos ídolos.

4 – Capa do disco (quem, porquê, significado, …):
Os UMEED não são apenas as 4 pessoas que aparecem em palco. A capa do disco Hustle and bustle resultou de um longo processo de criação, levado a cabo pelo pintor Neves Oliveira que trabalha connosco. A nossa visão musical, as mensagens inscritas nas letras e a interpretação pessoal de Neves Oliveira deram origem ao tema principal da capa do CD. Com uma perspectiva de um ponto alto, pretendeu-se mostrar a confusão, a azáfama que existe dentro de cada um de nós.

5 – Influências musicais e outras:
Em termos musicais, as influências vão desde dEUS, Portishead, The Clash, Bill Evans, Radiohead, Placebo, Muso… Fora do universo musical, cada um dos elementos dos UMEED possui uma formação muito diferente o que acaba por ser decisivo na forma como compomos em grupo, reflectindo-se no resultado final do trabalho.

6 – Edição de autor do disco:
Actualmente, os UMEED têm um contrato de distribuição digital dos 9 temas que constituem o álbum Hustle and bustle com a LAD Publishing and Records. Não temos contrato de distribuição física dos CDs, vendemo-los nos concertos e a todos os fãs que nos contactam via email a partir do nosso website.

7 – Concertos de promoção ao disco:
Para 2008, já está a ser programada um tour nacional e um novo álbum com edição esperada no final do Verão.

8 – Mensagem final:
O espírito da banda é perseguir os sonhos incessantemente, sabendo que o percurso não será nada fácil.

http://www.umeed.net/ / www.myspace.com/umeedband

No comments: