Friday

Forgodsfake - Entrevista

1 - Biografia PT:
- Oriundos da margem sul, Almada, formados em inícios de 2006, os FORGODSFAKE transportam backgrounds provenientes de algumas bandas reconhecidas no panorama de peso nacional, como Shrapnel (nome pelo qual eram conhecidos no passado), Painstruck, Straight Shot, Judged By Greed. Praticando uma fusão entre o thrash, metal-core e a melodia, surgem com o álbum de estreia "Life Or Debt" em meados de 2007, com a produção a cargo de Daniel Cardoso nos UltraSound Studios em Braga e edição a cargo da DFX MEDIA, apresentando este novo trabalho na 2ª edição indoor do Festival Alta Tensão, tour nacional encabeçada pelos Dinamarqueses Mnemic, que percorreu Portugal de norte a sul, terminando na ilha de S. Miguel, Açores. Finais de 2007, e após uma boa temporada de concertos, é altura de voltar a dar asas à veia criativa e começar a compor para o sucessor de "Life Or Debt" com previsão para finais de 2008, não deixando de lado as actuações ao vivo e a divulgação desta nova banda, que tenciona continuar a ter sempre muito para dar ao público. Ainda há muito para vir...
-
2 - "Life Or Debt":
- O álbum foi fruto de cerca de um ano de composição, onde, naturalmente tivémos momentos de pouca, muita e extrema inspiração. Grande parte dos temas surgiram de ideias expontâneas, que a seguir foram desenvolvidas e trabalhadas, com adição de novas ideias que se fundiram, discutiram, alteraram... enfim, trata-se de trabalho de equipa que resulta num tema final, que no fundo só se dá propriamente por terminado na fase de gravação. Isto porque existem muitas coisas que surgem em conjunto com o produtor, que dá ideias, sugere maneiras diferentes de compor uma determinada parte do tema, que geralmente contribui bastante para um bom resultado final, e nesse sentido, o Daniel Cardoso fez um excelente trabalho, pelo que tencionamos continuar a trabalhar com ele. O último tema do álbum, "Outro", que é um instrumental semi-acústico, teve a colaboração do Tiago Rosa, que inseriu umas linhas de violoncelo, adicionando ao tema um grande ambiente de serenidade. A colaboração surgiu através de uma sugestão do Daniel Cardoso, que então contactou o Tiago, que concordou em participar no nosso tema.
-
3 - Letras, temáticas:
- As temáticas das letras rondam geralmente aspectos gerais da vida real, opiniões, liberdade de expressão, situações que nos rodeiam e com as quais todos acabamos por ser confrontados. No geral, são mensagens positivas de apelo a viver bem e com garra, mensagens essas transmitidas por vezes de uma forma agressiva, que mostram a maneira como os Forgodsfake encaram determinadas situações.
-
4 - Capa do disco:
- O conceito e design da capa de "Life Or Debt", foram elaborados por mim (Miguel Borrego) em conjunto com o designer da More Agency, o Pedro, que acrescentou vários elementos a todo o artwork, que resultaram num aspecto muito profissional, no entanto, também foi resultado de ideias provenientes de todos os membros da banda, que foram sendo transpostas para o papel, até sair algo consistente. A imagem frontal mostra-nos objectos em cima de uma mesa, que são os opostos uns dos outros: temos uma soqueira, uma navalha, um copo de whiskey e depois temos uma rosa e um terço a contrastarem completamente. Com isso representamos as hipocrisias, extremos e dilemas que estão à nossa volta . É como se fosse a história de uma pessoa aparentemente serena, calma e com as suas crenças, que chega a casa e tira do bolso vários dos seus objectos pessoais, que espalha na sua mesa, enche o seu copo de whiskey e relaxa no sofá, retirando a sua "máscara de bonzinho" do dia a dia e revelando o seu lado hipócrita, sombrio e agressivo, que vai contra tudo aquilo que apregoa e tenta impor. O nome da banda assenta no mesmo conceito, que apesar de ser um trocadilho a partir da expressão For God's Sake, não é de todo de carácter religioso, nem anti-religioso, é apenas uma expressão que define bem a hipocrisia e as dualidades presentes na vida. O nome do álbum "Life Or Debt" significa "Vida ou Dívida" e representa as escolhas que se pode ter na vida: podemos ir pelo lado por vezes mais difícil, mas que nos dá uma Vida para viver, ou então, pelo lado mais fácil e ao mesmo tempo mais obscuro e maléfico, o que nos deixa em dívida para com a vida.
-
5 - Influências musicais:
- Os 5 elementos dos FGF (Ricardo Pedro - Voz, Miguel Borrego e Alexandre Carvalho - Guitarras, João Madeira - Baixo, Nuno Silva - Bateria), trazem backgrounds musicais de estilos muito variados, desde o mais suave ao mais brutal, todos temos influência de algum estilo musical que o outro elemento não tem tanto, e isso cria uma fusão de todas essas influências, que vai resultar no nosso estilo, que tem como plataforma o Metal inspirado em bandas como Machine Head, Metallica, Meshuggah, Pantera, Unearth, Killswitch Engage, fundindo um pouco de todos os nossos backgrounds.
-
6 - Concertos de promoção ao disco:
- No fundo, desde que o disco foi lançado, todos os concertos têm sido uma promoção. Comecámos com essa promoção em Julho, durante o Festival Alta Tensão, onde foi precisamente lançado o álbum, no início da tour. Depois disso, fizémos várias datas com os For The Glory e temos vindo a promover "Life Or Debt" o mais que pudemos. Temos algumas datas actualmente a serem tratadas, que a seu tempo divulgaremos pelo nosso MySpace www.myspace.com/forgodsfake.
-
7 - Projectos para o futuro:
- Para já estamos a entrar em fase de composição para um novo trabalho, que esperamos comcluir no fim deste ano de 2008. No entanto, não iremos parar a nível de concertos, continuando a divulgar "Life Or Debt". Um dos nossos objectivos é ir além fronteiras e fazer os possíveis para conseguirmos (brevemente, esperamos), organizar uma tour para o estrangeiro e podermos divulgar muito mais o nosso trabalho lá fora, e nada melhor para isso, do que tocar bastante para lá do nosso país.
-
8 - Mensagem final:
- Que se faça boa música nacional, porque há muitas bandas excelentes para isso, apenas não têm as portas necessárias abertas, portanto é preciso batalhar para as abrir. Há que acreditar e gostar verdadeiramente do que se faz, independentemente do estilo musical, comercial ou não, porque só assim se consegue alcançar a força para conseguir vingar neste pequeno meio que é o nosso país.
-
Miguel Borrego.
FORGODSFAKE
-
http://www.myspace.com/forgodsfake

No comments: