Friday

V/A – Thrashing Like A Maniac (2008) – Earache

Já todos conhecemos o “sentido de oportunidade” da Earache dos últimos anos! Ora, esta é mais umas dessas oportunidades! Aproveitando o ressurgimento do Thrash Metal old-school, a Earache lança esta colectânea que contém 16 bandas/temas. Algumas fazem parte do seu catálogo, outras provêm de outros editoras e há ainda espaço para algumas mais Underground (que o serão por pouco tempo mais, pela tendência!).
Inicia com força pelas mãos dos jovens Bonded By Blood (escolheram o seu nome a partir do mítico disco dos Exodus que foi lançado e nenhum deles ainda havia nascido! Exodus e Death Angel como referências fortes). Os Evile não deixam abrandar, com um estilo bem mais agressivo. Os Municipal Waste, amados por uns e odiados por outros, trazem algum Crossover (DRI, Nuclear Assault, Suicidal Tendencies, Ratos de Porão, etc). Também numa linha Crossover temos os SSS e os Gama Bomb. Dekapitator não inclui novatos na sua formação, ex-membros de Exhumed deixam o Death Metal de lado para “thrashar” um pouco (ou muito!), som mais agressivo e crú. Fueled By Fire é outra banda a destacar e seguem uma linha mais Speed Metal, tal como os Dekapitator. Com um som mãos sujo, “dark” e “evil” (a lembrar bandas como Possessed, Obituary, Death, Venom, ainda antes de existir o termo Death Metal) temos os Warbringer, Merciless Death e Toxic Holocaust. Os Decadence são mais nova escola mas não escondem o seu gosto pela velha escola, e têm uma mulher nos “berros”! Outros nomes que não deixam créditos por mãos alheias são Deadfall, Lazarus, Mutant e Violator. Há ainda tempo para uma malha dos extintos Send More Paramedics. Pois é, já há uma baixa desta nova onda Thrash!
Thrash Metal, diversão, mulheres, cerveja, festas, bermudas, zombies, mosh, slam dancing, stage-diving, há um pouco de tudo nesta rodela, que é cinzenta por fora, mas que dentro tem muita cor.
Apesar de não conseguir deixar de pensar em algum oportunismo por parte da Earache, tenho que recomendar esta compilação porque as bandas são todas fantásticas, resultando “Thrashing Like A Maniac” num sampler perfeito do que se faz no género no século XXI.
Para destacar o efeito saudosista há ainda edições em vinil normal preto e especial em vinil laranja. Além disso, o disco inclui uma fanzine como bónus. Quão 80s é isso, hem?!
Para fãs do Thrash Metal dos 80s e nomes como Exodus, Nuclear Assault, Anthrax, Megadeth, Metallica, Forbidden, Death Angel, DRI, … (inclui aqui a tua banda de eleição do Thrash dos 80s). 80% http://www.myspace.com/thrashinglikeamaniac / http://www.earache.com/
RDS

Distribuido em Portugal por Compact Records: http://www.compactrecords.com/

No comments: