Friday

Signs Of One – Innerlands (2008) – Unicorn Records

“Innerlands” é o segundo disco, primeiro através da Unicorn, dos Canadianos Signs Of One. Este é um disco conceptual dividido em 14 faixas, todas interligadas, que ultrapassam os 70 minutos de música e que assentam num Rock Progressivo com toques sinfónicos. O habitual nestes projectos é possuir excelentes músicos, saídos de conservatórios e escolas de música conceituadas, talvez com prémios já atribuídos, daquele tipo de pessoa que nunca larga o seu instrumento e está sempre a tocar e a ensaiar. Juntam-se todos e o que vão tocar? Rock Progressivo, pois claro! “Vamos lá mostrar que tocamos todos pá caraças”. E depois os discos são meros exercícios masturbatórios sem qualquer tipo de alma ou mais valia para o género em particular e a música em geral. É um pouco o que acontece aqui. Algumas boas ideias, muita técnica e destreza musical, a voz muito certinha e típica do género e, mais uma vez, a produção limpinha, fria, mecânica, com as arestas todas bem limadas. Resultado final: mais de uma hora de aborrecimento. Não me interpretem mal, isto até está bem feito, mas é muito lugar-comum. Já se fez, já se viu, já era. No fim não nos lembramos de um refrão, de uma melodia, de uma passagem que seja. Para ouvir este tipo de trabalhos, prefiro ir buscar os clássicos dos Rush, Yes, Marillion, Genesis, Jethro Tull, Pink Floyd, e outros que tais. Nesse caso sei que estou a ouvir pioneiros e mestres na sua arte. Mais um para os completistas do ProgRock. Apenas para os fãs acérrimos do género. 65% http://www.signsofone.com/ / www.myspace.com/signsofone / http://www.unicorndigital.com/
RDS

Errorhead – Modern Hippie (2008) – Lion Music

O projecto Errorhead é composto por 3 músicos de sessão, a saber: Marcus Deml (Guitarra & Voz, tocou com Bobby Kimball dos Toto, Saga, Kingdom Come, Nena, 3P, Simon Collins filho de Phil Collins, Rick Astley, Laith Aldeen e outros), Frank Itt (Baixo, tocou com Terence Trent D’Arby, Jule Neigel, Jasper Van’t Hof) e Zacky Tsoukas (Bateria, tocou com John Hayes, Billy Sheehan, Helmut Zerlett). Contam ainda com a participação de Robbie Smith (Voz), Tom Aeschbacher (Teclas) e Melanie Stahlkopf (Coros). Quando sou confrontado com um projecto deste género, composto por músicos de sessão, com vastos currículos e imensa experiência musical, fico logo de pé atrás. Porquê? Porque a maior parte das vezes temos de levar com “jam sessions” feitas em estúdio, que devem ter dado um gozo enorme às pessoas envolvidas, é certo, mas que a nós, meros ouvintes, não vai dar gozo algum. Levamos com toda a sua técnica musical e pouca (ou nenhuma) alma! Infelizmente, é com que acontece em “Modern Hippie”, pelo menos em parte. Nota-se que os músicos se divertiram, como já referi, ao gravar este conjunto de temas, mas falta qualquer coisa. Podem ser excelentes músicos, muito tecnicistas, mas quando se trata de compor, falta-lhe aquela faísca que muitos outros têm e que torna a sua música especial. Funk Rock, Progressive, Blues, Rock e World Music é a fusão praticada nos 13 temas que compõem “Modern Hippie”. Adicionem no mesmo caldeirão o grande Hendrix, Jeff Beck, Frank Zappa, Living Colour, Infectious Grooves e Primus, retirem a genialidade dos mesmos, e têm os Errorhead. Ao vivo até deve ser interessante e divertido. Em disco, eu dispenso. Apenas para músicos, pois esses gostam deste tipo de trabalhos. 65% http://www.errorhead.com/ / www.myspace.com/marcusdeml / http://www.lionmusic.com/
RDS

Sauron – Hornology (2008) – Old Temple

Depois de um interregno de 7 anos, os Polacos Sauron voltam à carga com o seu 4º trabalho de Satanic Black Metal. Pouco mais de 38 minutos divididos em introdução e 6 temas compõem este regresso. Black Metal old school bem rápido e agressivo é o que nos apresentam estes Sauron, mas não nos apresentam nada de novo ou interessante. Há por aqui algumas ideias boas, mas não chegam para fazer o todo. Não é mau de todo, mas também não acrescenta nada ao já saturado cenário Black Europeu. É um Black Metal algo primitivo e lugar-comum. Mesmo assim, superior a outras propostas do género que já tive o desprazer de ouvir. Os fãs do género vão gostar, tendo aqui mais um disco para adquirir com a já habitual capa e apresentação geral em preto. Ganham alguns pontos pelo nome da banda, Sauron, referência ao mestre do mal criado por Tolkien. Pergunto apenas, porque é que nestas questões relacionadas com Tolkien e, em particular, “O Senhor Dos Anéis”, as bandas de Heavy / Power escolhem sempre os nomes relacionados com os heróis e locais onde estes vivem, e as bandas de Death / Black escolhem sempre os relacionados com o lado “evil”? Hum… dava uma tese interessante! Falta ainda referir que o disco é editado em formato de livro com uma apresentação de luxo, apanágio das edições Old Temple. 60% http://www.oldtemple.com/
RDS

Ebola – Infernal Revelation (2008) – Old Temple

Disco de estreia para os Polacos Ebola. Em apenas 27 minutos somos assaltados por 9 temas de puro Satanic Death Metal bem agressivo, potente, rápido, sujo e cru. Riffs e solos bem old school aliam-se a uma secção rítmica potente e segura, encimados por uma voz bem demoníaca. A orientação musical é algo lugar-comum no género, mas há aqui um notório trabalho de composição, e excelentes riffs de guitarra, que os distanciam de inúmeros projectos que vagueiam no Underground Death / Black Europeu actual. Aos 9 temas originais aliam-se ainda 4 faixas (intro + 2 interlúdios + outro) de industrial / ambient da responsabilidade do projecto Horologium. Como habitual na Old Temple, a edição é de luxo, apresentando-nos o CD num digipack de cartão com livrete de 24 páginas, com todas as cópias numeradas à mão. É pena o meu ser apenas um promocional. Mas tenho o CD e isso já é muito bom! Uma excelente aposta para os fãs do género. 85% www.myspace.com/eboladeathmetal / http://www.oldtemple.com/
RDS

Thursday

Soniq Theater - Interview + Review

1 – Can you resume the history of Soniq Theater in a few words?
After my demise from my previous band Rachel’s Birthday in 1997 I decided to continue making music on my own. So far I released 8 albums in 8 years, from 2000 to 2008, and as I do it all alone the music is never played live but through the years reviewed in numerous magazines and played in about 80 radios.

2 – Are you satisfied with this new album “Life Seeker”, the songs, the recording process, production, final product?
As on every Soniq Theater album, the songs are written in different years, the oldest is from 1989 and the newest from 2008. The most of the old songs are produced in the recent time, but there are also some original recordings from 1998. The recording process and the production is like on the previous albums as I didn’t change my system. More to that topic see below at the 4th question. I think it’s once again a good blend of songs, and may the listeners decide if this one is a strong or a weaker Soniq Theater album.

3 – Your music is a blend of several styles, from Progressive to Symphonic, from Electronic to Classical, and even some Hard Rock. Which bands do you listen to and influence you to write music for Soniq Theater? And books? And movies?
Far too many bands and artists to mention them all here, but the most known and important: Kansas, Yes, Genesis, ELP, Dream Theater, Rick Wakeman, Tangerine Dream, Vangelis, classical music of Bach, Händel, Mozart, Mendelssohn and Bruckner. I’m open-minded to other music genres, like fusion, world music, folk, film-music, soundscape music…Books: of course the Lord of the Rings and other fantasy stories…science fictions, esoteric and spiritual books (not very known). I like documentary films of all regions of the earth (and universe), you may have noticed that I have also cosmic and geographical themes in my songs.

4 – All the music released so far under the moniker Soniq Theater was composed, performed, produced, mixed, mastered and self-released by yourself. Can you explain this one-man-band and do-it-yourself process?
First of all, the music is not programmed on computer but really played on the keys and then edited. I have a MIDI-setup of a masterkeyboard, including a sequencer, and some keyboards and soundmodules connected via MIDI. If I have finished a song, I store it on discette and record it on DAT-tapes. And from that DAT-tapes, I record the songs for an album on a master-CD-R, and from that CD-R I burn all the copies.

5 – Can you explain some of the subjects explored in the lyrics in “Life Seeker”?
There are only three songs with a few lyrics, the title track “Life Seeker” is about a man who survived a bad illness, and is looking for new experiences, the second one “Hot House” is a tribute to the beauties of the man-magazine Penthouse, the third “Odd times and strange days”, if I wrote this, I really was in a strange mood, and I thought that this one is gonna be really very progressive.

6 – The cover artworks in your CDs are always very simple and the CDs are released in CD-R format. Are you trying to keep it as simple as possible without spending too much money and avoid working with a label?
Well, I have my experiences with labels, not the best ones I admit. Apparently, no label that I contacted was willing to release the Soniq Theater music, I understand their reasons, one-man band, too artificial sound, no natural instruments, too diverse styles of music, and so on…
So I decided to do it all alone. I admit, that I’m no designer and the artwork is really simple, but through the years I found out, that most people simply want to hear music, and don’t care too much about the artwork.
And yes, the releases are only on CD-R, because in the opposite of the labels, who want to sell a perfect product, my intention is, to spread my music as far as possible, and the best way is through radios. So reality proved, that it was good enough to be played on about 80 radios. All radio-DJs that I send my music accept the CD-R format and play the music. So what…

7 – How do you see the Progressive and Symphonic Rock scenes nowadays? Which bands, labels, festivals, magazines do you look up to and recommend?
Well, I’m only connected to the scene by the web. I don’t go to festivals or watch bands live. In the web there are really some great websites and webzines for progressive rock (of course yours)
I watch and listen sometimes webradios playing prog all day, for example Delicious Agony and Aural Moon. So I get a good impression about what’s going on in the scene. And I can say much is going on through the web, my whole Soniq Theater project would have been lost without the internet.

8 – You can leave now a final message or say something important we forgot.
Music was my first love and it will be my last,
the music of the future, the music of the past
(John Miles)

Questions: RDS
Answers: Alfred Mueller

Soniq Theater: www.soniqtheater.de

Soniq Theater – Life Seeker (CD-R 2008) – Self Released
Novo trabalho a solo do Alemão Alfred Mueller. São 10 novos temas, em cerca de 50 minutos e meio, de fusão Progressivo, Sinfónico e Electrónico com alguns toques clássicos, world music e Rock. Nomes a apontar como influências poderão ser Vangelis, John Carpenter, Tangerine Dream, King Crimson, Yes, Kraftwerk, Rick Wakeman, Mike Oldfield, Mark Snow e bandas sonoras de sintetizador dos 80s (lembram-se daqueles filmes de terror e sci-fi dos 80s?). A primeira parte do disco é muito boa, mas depois a meio começa a perder alguma qualidade, passando a soar a banda sonora de sintetizador do mais kitsch possível. Estão aqui alguns dos melhores temas alguma vez gravados por este músico Alemão, mas também estão aqui alguns dos piores! Tirando alguns sons mais kitsch que lhe dão um ar mais “pindérico”, a maioria deste material é de alta qualidade. Se não vos incomodar a vertente electrónica do Progressivo, ou até, se for mesmo essa a vossa predilecção, então esta é uma excelente aposta. 70% http://www.soniqtheater.de/
RDS

Metalpoint (Porto) - 14 de Março


SFAL Jovem - 15 de Março


Tuesday

Crow Tongue – Ghost:Eye:Seeker (2008) – Dark Holler / Hand Eye

Esta é a estreia de longa duração dos Crow Tongue. Ao todo são 3 temas (divididos em 8 partes) ao longo de pouco mais de 51 minutos. Drone, Acid-Folk, Free-Folk, Noise e Tribal fazem parte da sonoridade destes Norteamericanos que se baseiam em instrumentos feitos pelos próprios, e algum material electrónico, para fazer a sua música. O disco inicia com “Ghost Eye Gaze”, divido em 5 partes, numa linha Drone com cantos shamanicos e influências Free-Folk e Noise. Segue “Seeker”, dividido em 2 partes, numa linha mais primitiva, mais tribal, mais espiritual, com tablas, dulcimer e a vertente electrónica reduzida ao mínimo. Fecha com “Candle, Corpse And Bell” num registo Dub com guimbri e tabla. “Ghost:Eye:Seeker” é um disco difícil de digerir, em especial se não se está acostumado a este tipo de sonoridades. Para quem não gosta deste tipo de material, mantenha-se afastado, não é com os Crow Tongue que vai passar a gostar. Se ser uma obra-prima, se Drone e Tribal são as vossas direcções em termos musicais, então estas 3 peças são apelativas o suficiente para vos agradar. 70% http://www.lostgospel.com/ / http://www.somedarkholler.com/
RDS

Violet Tears – Brezee Of Solitude (2008) – Ark Records

Os Violet Tears são Italianos e este é o seu segundo disco (após o MCD “Fragments Of Broken Dreams” de 2000 e a estreia de longa duração “Cold Memories & Remains” de 2006). A sonoridade dos VT anda pelos territórios do Gótico, Ethereal, Darkwave e Dark Rock. As influências da cena Gótica e Batcave dos 80s é notória, mas os VT têm uma aproximação mais Ethereal do género do que propriamente Rock. Negro, depressivo, melancólico. Gosto do material aqui contido. No entanto, há um som sintetizado, constante e demasiado agudo, na maioria dos temas, que me dá cabo dos nervos. Juro que à primeira audição pensei que as colunas estavam danificadas! Mas não, é mesmo da música. Esse é apenas o ponto negativo que me leva a atribuir uma pontuação baixa a este disco. De outro modo, seria extremamente recomendável. Poderá agradar a fãs de nomes como Ataraxia, Opera Multi Steel, Skeletal Family, Danse Society, Aenima, Dwelling, Madredeus ou os extintos Actvs Tragicvs, entre outros. 65% http://www.violettears.com/ / http://www.arkrecords.net/
RDS

Senser "End of the world show" - Free Online Single

Os Britânicos Senser encontram-se actualmente a trabalhar no novo álbum que irá ser editado em Maio ou Junho. Para já encontra-se disponível para download gratuito o single de avanço “End Of The World Show”. Podem baixar a faixa nesta ligação: http://www.imprintmusic.co.uk/artists/senser/downloads.html
Enquanto não é lançado o novo trabalho, ainda está disponível para venda o DVD / CD ao vivo “Live At The Underworld”. Mais informações nos websites oficiais: www.imprintmusic.co.uk / www.senser.co.uk / www.myspace.com/senserband

Ancient Ceremonies #14

Encontra-se já disponível o novo número da revista Portuguesa Ancient Ceremonies. Trata-se do número 14 (Janeiro – Março 2008) e inclui 100 páginas escritas em inglês recheadas de entrevistas e reportagens com Obituary, Mayhem, Dimmu Borgir, Marduk, Dodheimsgard, Immolation, Desaster, Loits, Facebreaker, Corpus Christii, Nastrond, Gwydion, Gris, October Falls, Demigod, Ars Manifestia, Locus Mortis, Emptiness, Pantokrator, Anterior, Devilish Impressions, After Forever, Janvs, Reverence, The Vision Bleak, Foscor e Alastor. Inclui também as habituais críticas a CDs, demos, DVD e concertos. Também parte integrante da revista é o habitual CD compilação que inclui 19 bandas / temas. Está disponível para download gratuito um ficheiro com a revista em pdf e um ficheiro com a revista e o CD compilação em mp3 (128kbps). Mais informações e download em: http://www.ancientceremonies.com/

Monday

Hate Eternal – Fury & Flames (2008) – Metal Blade Records

Este é o novo trabalho, já o quarto, para a banda de Erik Rutan (ex-Morbid Angel) e Alex Webster (Cannibal Corpse). A linha é a mesma de sempre, Death Metal ultrabrutal e técnico tipicamente Floridiano. A voz, os riffs, os solos, os ritmos, é tudo do mais típico Death brutal vindo da já referida região Norteamericana. É mais do mesmo. Mas é mais do bom e do melhor! São 10 novos temas distribuídos ao longo de 40 minutos de duração. Mais uma vez, a produção ficou a cargo do próprio Erik Rutan e está irrepreensível. Forte, poderosa, brutal e cristalina. A capa também está fabulosa e segue a linha dos trabalhos anteriores. Os fãs da banda não irão ficar desiludidos, com certeza. Quem já conhece, sabe o que esperar, e quem não conhece, já está mais que na hora de tomar contacto com este nome de peso. Quem não gosta deste tipo de sonoridade, mantenha-se afastado porque não é aqui que vai encontrar motivos para passar a gostar. Para fãs apenas! 80% http://www.hateeternal.com/ / http://www.myspace.com/haeteternal / http://www.metalblade.de/
RDS

Braindrill – Apocalyptic Feast (2008) – Metal Blade Records

Este é o disco de estreia dos Norteamericanos Braindrill. Ao todo são 10 temas, em cerca de 35 minutos, de puro Death / Grind / Gore bem brutal, extremamente técnico e com as habituais letras Gore a acompanhar. Até mesmo a capa não foge ao habitual cenário Gore. Está tudo muito bem tocado, é brutal, é técnico quanto baste, mas ao fim de algum tempo começa a aborrecer. É sempre a mesma fórmula, as mesmas ideias, violência sonora do início ao fim (exceptuando as linhas melódicas no último tema “Sadistic Abductive”). Cannibal Corpse, Suffocation, Carcass, Dying Fetus, Cattle Decapitation, Job For A Cowboy, entre outros, são nomes a apontar no universo Braindrill. Só mesmo para os fãs diehard do género Ah, a Metal Blade aproveitou para criar mais um rótulo para os seus discos. Lembram-se da cena “New Hate” para o Metalcore? Bom, agora é “The new X-treme”. Se isso quer dizer que agora vão direccionar as suas escolhas para as cenas brutais, então temos editora. 70% http://www.metalblade.de/ / http://www.myspace.com/braindrill
RDS