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Psychobilly / Horrorpunk / Garage Rock



Neste artigo irei apresentar 9 CDs, de 4 editoras diferentes, nas linhas do Psychobilly, Horrorpunk e do Garage. Começo com uma re-edição de uma banda Britânica, The Batfinks “Wazzed N’ Blasted” (85%), disco que foi lançado originalmente em 1989 pela extinta Link Records e que tem re-edição em 2007 pela Anagram / Cherry Red na sua “Psychobilly Collectors Series”. Além dos 14 temas originais temos como bónus mais dois temas ao vivo do mesmo ano (ambos também no alinhamento de estúdio). Psychobilly do que eu mais gosto, bem rápido, potente e sinistro, com letras sobre monstros, vampiros, sangue, inferno, etc. É difícil destacar temas mas posso referir “Brain damage”, “Gonna kill my baby” e “Dracula’s castle” como meus preferidos, assim como os temas ao vivo que soam bem potentes e rápidos. Segue-se mais uma re-edição, esta vinda do USA, The A-Bones “I was a teenage mummy” (70%), originalmente lançado em 1992, banda sonora para o filme independente do mesmo título (edição da Limb Ghost Films). Nesta edição de 2005, além do disco original temos 14 temas extra de 1985, 1988 e outros nunca antes editados. Garage Rock bem trashy e com toques de 60s e Blues. Não me chamou muito a atenção por ter uma orientação muito Blues Rock mas até há aqui algumas ideias engraçadas. A edição é da Norton Records. Seguem-se 3 edições da Norteamericana Poptown Records. Os primeiros são os The Scared Stiffs com “Autopsy Turvy” (75%) de 2005, Horrorpunk com uma toada bem Rock ‘N’ Roll a mid-tempo, 15 temas e um vídeo. Não é nada de excepcional mas é bem feito e com muita garra e atitude. “My mother the carnivore” faz lembrar Ramones (excepto na letra), “Zombified” é o tema que tem direito ao videoclip (vídeo fantástico sem dúvida, numa linha gore mas divertido qb), “Voodoo girl” é grande malha Rock ‘N’ Roll, “Pale grey eyes” é mais melódica. Ouve-se bem mas no final do CD não temos a vontade de voltar a carregar no play. Uma maior definição no som ajudava mais, não sem nem verdadeiro Horrorpunk nem puro Rock ‘N’ Roll. She Wolves apresentam “Mach one” (80%). Trata-se de uma banda que reúne a guitarrista / vocalista Donna She Wolf (ex- Cycle Slut From Hell) e o baterista Tony Mann (ex-G.G. Allin / ex-Dee Dee Ramone). 12 temas linha Rock ‘N’ Roll / Punk / Hard Rock com som cru e áspero, material mais duro que na banda anterior. Há aqui colaborações de Sylvain Sylvains (New York Dolls, na cover de “Sheena is a punk rocker” dos Ramones), Jayne County (em “Razor clam” e na cover de “Califórnia uber alles” dos Dead Kennedys) e Deb O’Nair (Fuzztones, em “Heathen set”). Mais uma vez, bom material, com muita atitude mas, no final tiramos o CD do leitor e voltamos a coloca-lo na prateleira. A última edição Poptown é uma colectânea de 2006 intitulada “Ghouls gone wild” (85%). São 17 bandas com mesmo número de temas, com gravações que vão desde 1992 até 2006. Umas bandas mais conhecidas (Electric Frankenstein, Rezurex, The Groovie Ghoulies, etc), outras mais Underground (Calabrese, Thee Merry Widows, Frankenstein, etc) e, claro, bandas do catálogo da própria editora (The Scared Stiffs, She Wolves, etc). O estilo varia entre o Rock ‘N’ Roll mas old school, Horrorpunk, Gothpunk, Psychobilly e algum Surf Rock. O disco vem apresentado num belo digipack com cartoons bem horríficos a condizer com a música e uma grande capa! A destacar os Calabrese com “Phantasmagoria” (grande malha, grande refrão, a minha preferida no CD), Electric Frankenstein (sempre em forma), os Rezurex com “Devil woman from outer space” (numa toada mais Rockabilly), The Groovie Ghoulies com “The beast with five hands” (60s’ / Trash / Garage), The Other com “Hyde inside” (Gothpunk bem sinistro e com um belo refrão), Krissteen com “Luv the one ya whip”, Thee Merry Widows com “Aileen” (Psychobilly feito por mulheres), mas as outras bandas também estão bem. Seguem 3 edições de 2006 (e uma colectânea de 2005) da Norteamericana Kaiser Records, uma independente na linha do Psychobilly. The Memphis Morticians apresentam “Play primitve trashman… and 13 other love songs” (80%). São 14 temas de Psychobilly bem trashy / lo-fi. É mesmo difícil destacar temas, é tudo bom. “Devil’s raid”, “Downer party boogie”, “Corpse grindin’ baby” e “Electric hair” são mais rápidos, “Linda Lee” é mais lento e sinistro, gosto da melodia de guitarra de “Hearse drivin’ man” e “Primitive trashman” é mais Rockabilly. The Nightstalkers apresentam em “Toxic Cesspool” (85%) um estilo que eu aprecio mais, como já disse antes, material mais rápido, potente e com aquela aura sinistra tanto a nível musical como lírico. 12 temas dos quais destaco: “Tombstone hop”, “Road race”, “Cheap thrills”, “Grave robbin’ bandit”, a grande malha “The Witch (é uma cover, não sei de quem) e a final “Toxic cesspool”. Seguem os Lonesome Kings e “Legendary suffering” (85%). Estes conseguem acelerar mais que os anteriores. 13 temas a rasgar do início ao fim, para quem gosta de Psychobilly bem enérgico e rápido. A fechar a revisão da Kaiser Records e este artigo, a colectânea “Soundtrack to oblivion” (70%) de 2005. 21 novas bandas Psychobilly vindas do Underground com 21 temas, na sua maioria nunca antes editados ou disponíveis em CD. A destacar os Lonesome Kings, Tombstones, Nightstalkers, Evil Devil, Batmobile, Asmodeus. Serve para conhecer as novas bandas emergentes da cena Psychobilly, mas não passa disso mesmo, uma colectânea Underground com diversas bandas e faixas com diferenças de som. Mas mesmo assim, este tipo de iniciativas são sempre bemvindas, e sempre dá para descobrir uma ou outra preciosidade. RDS

Cherry Red Records: www.cherryred.co.uk
Norton Records: www.nortonrecords.com
Ghost Limb Films: www.ghostlimbfilms.com
Poptown Records: www.poptownrecords.com
Kaiser Records: www.kaiserrecords.com
The Memphis Morticians: www.memphismorticians.net
The Nighstalkers: www.nightstalkers.ca
Lonesome Kings:www.lonesomekings.com

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