Friday

The Chapter - Entrevista

- The Chapter (origem / significado do nome, curta biografia, discografia, pontos altos, …):
Pedro Almeida: Os The Chapter formaram-se em Fevereiro de 2004 na Margem Sul (Amora – Seixal) por iniciativa do Pedro Antunes (baterista), Gonçalo Carvalho (vocalista) e João Gomes (guitarrista). Mais tarde junta-se à banda o Vasco Macau (baixista) e eu, Pedro Almeida (guitarrista).Somos uma banda com diversas influências dentro do metal, é notório no trabalho que temos vindo a desenvolver e que depois é apresentado ao vivo. Editámos recentemente o nosso trabalho de estreia, o EP “Into The Abyss”, onde estão todos convidados a ouvir e posteriormente a comentar o resultado desse trabalho!
The Chapter foi o nome que arranjámos para o nosso projecto. Queríamos essencialmente um nome que não remetesse para ideias clichés dentro do universo do metal. O nome “The Chapter” demorou algum tempo a ser encontrado mas foi algo que surgiu com naturalidade, ou seja sem pressões. Inclusive o nome surgiu no meio de uma brincadeira. As pessoas identificaram-se e depois foi tentar explorar dando um conceito à banda, associando-a ao metal. Temos recebido boas críticas e o saldo final é positivo. A ideia é continuar a trabalhar para alcançar-mos o nosso espaço. Conseguimos colocar os The Chapter numa compilação no Brasil com o tema “Wolf Be” o que dá uma óptima promoção naquela zona do globo e recentemente na compilação Nailed Skull (Net Label) com o tema “Into The Abyss”. No passado já partilhámos o palco com algumas das grandes bandas do metal underground. Vamos vendo reconhecido o nosso trabalho e valor.
Depois quem sabe começar a pensar em voos mais altos, sendo o sonho de qualquer banda e de qualquer músico. Nos The Chapter não passamos indiferentes.
-
- “Into The Abyss” (ensaios / composição, processo de gravação, edição, …):
Pedro Almeida: O “Into The Abyss” trata-se de uma edição independente, editado em formato Digipack. Foi gravado no Floyd Records e produzido pelo Nuno Loureiro (Painstruck) e pelos The Chapter. O processo de gravação correu bastante bem. Houve desde de inicio uma empatia entre o Nuno e a banda, ouvimos os temas em conjunto, seguimos alguns conselhos, demos ideias e o resultado final foi melhor do que se estava à espera. Pena foi não termos tido outro orçamento, senão o “Into The Abyss” seria produzido de outra forma, sobre outras directrizes e com as mesmas pessoas. O EP conta com quatro temas, todos eles com sonoridades e influências diversas. Uma linha musical muito própria onde revelamos de alguma forma o nosso modo de interpretar a música, melódicos, intensos e tentando sempre colocar algum de novo. Sem deixar de fora o sentimento, emoção e intensidade, o que se pretende é criar aquela ligação de simbiose e preencher tanto a nós como a quem nos ouve, ou quem nos vê. Este EP de estreia foi o fruto de dois anos de trabalho que culminou numa festa de lançamento em Outubro de 2006, mais propriamente na noite de Halloween, no Cine-teatro de Corroios. Portanto o EP “Into The Abyss” ainda está fresquinho e com o calor de Verão recomenda-se. Já agora gostaria de agradecer, sem referir nomes, às pessoas que nos ajudaram tanto no processo de gravação como na colocação do nosso trabalho em alguns pontos de promoção, lojas on-line, FNAC’s… o nosso sincero obrigado e estamos gratos por isso.
-
- Letras (influências, temas, ideias, mensagens, …):
Pedro Almeida:
Em relação às letras, todas elas são da autoria do Gonçalo (vocalista). Têm como inspiração algumas experiências pessoais que muitos de nós já tivemos oportunidade de passar, foi dada aquela carga emocional, fantasia, ficção e em alguns casos existe uma relação mitológica.
Pegando no tema que dá o nome ao nosso EP… A letra do tema “Into The Abyss” fala-nos por exemplo de um hipotético abismo, não necessariamente algo negativo para o ser humano, mas revela-se um percurso com queda de preconceitos e estigmas negativos que envolvem e assombram o ser humano. Portanto não se trata de algo com conotação negativa, pelo contrário. É o descrever de experiências, estados de espírito e uma relação entre intelectualidade com filosofia.
-
- Capa / artwork do disco (quem, porquê, significado, …):
Pedro Almeida: A parte gráfica foi exclusivamente desenvolvida no seio da banda. Tal como o nome da banda, pretendíamos uma imagem que não remetesse para ideias clichés dentro do universo do metal e ao mesmo tempo que fosse apelativa. Criámos o nosso conceito e tentámos explorar ao máximo.Em relação ao artwork do EP, quisemos dar a ideia de um livro antigo, medieval, introduzindo um estilo clássico associando assim o nome da banda, em português “O Capítulo”. Queremos ser nós a escrever as páginas deste “livro” e esperemos que venha a ter muitos mais capítulos. Daí a importância de uma edição em Digipack.
-
- Concertos / digressão de promoção:
Pedro Almeida: Os The Chapter têm vindo a promover o EP “Into The Abyss”, demos recentemente uma série de concertos e esperamos vir a dar muitos mais até ao final do ano. É sempre óptimo tocar ao vivo, chegar ao fim e receber criticas positivas. Conviver com os fãs que vão sendo alguns em especial na margem sul e por último a convivência com as outras bandas. Era excelente se pudéssemos tocar todas as semanas um pouco por todo o país sem excepção. Estamos a trabalhar nisso e a preparar os últimos meses do ano.
-
- Influências musicais (e outras):
Pedro Almeida: De tanta diversidade musical que os The Chapter têm em cada um dos seus membros, existe uma linha musical que temos vindo a tomar e que provavelmente será a que vai sobressair mais no futuro. Identificamo-nos com Opeth, Katatonia, Daylight Dies, Orphaned Land, Stream Of Passion e Green Carnation por exemplo. Um som com uma vertente mais progressiva e experimental aliando a melodia e intensidade.
-
- Mensagem final:
Pedro Almeida: Visitem o site da banda em www.myspace.com/mtchapter e lá poderão saber como adquirir o EP de estreia dos The Chapter assim como outro tipo de merchandise. Também poderão entrar em contacto connosco através do email thechapterband@gmail.com. Espero que gostem, comentem e que nos possam ver num concerto perto de vocês!A ti Ricardo, agradecemos-te a oportunidade de estarmos aqui e pela divulgação. Espero que gostes e que fiques fã :)
Cumprimentos a todos, Pedro Almeida (The Chapter)

No comments: