Friday

The Chapter – Into The Abyss (EP, 2007)

Hoje em dia já ninguém chama “maquete” ou “demo” aos seus primeiros registos, mas sim EPs ou MCD’s. Sinais dos tempos. Bom, talvez seja eu que ainda tenho esperanças de que o Underground volte a ser como era antes. Deixemos as divagações e passemos ao que interessa. “Into The Abyss” é o registo de estreia para os Portugueses The Chapter. Nesta rodela prateada são apresentados 4 temas em cerca de 25 minutos. A orientação é Death / Doom com certos trejeitos góticos e até progressivos (poucos) e um pouco de Heavy / Thrash de cariz tradicional. É interessante eu ter referido o Underground de outras eras porque é o que estes 4 temas me fazem lembrar. Os riffs, as melodias, ritmos, voz, ambiências, tudo me faz lembrar as bandas Portuguesas de meados da década de 90. Posso referir nomes (apenas nacionais, como podem ver, e alguns já extintos até) como Moonspell, Desire, Morbid Death, Obscenus, Drawned In Tears, Paranormal Waltz ou Thragedium. Há aqui muitas ideias interessantes, algumas bem aproveitadas, outras assim-assim. Há algumas falhas a nível instrumental que tanto podem ser falta de mais tempo de ensaio e rodagem ao vivo como até alguma falta de experiência em estúdio. A produção também não é das melhores e não ajuda muito. É por isso mesmo que isto apresentado como um MCD perde um pouco, e se fosse apelidado de “demo” ser-lhe-ia dado o devido desconto em relação a estas “falhas”. De qualquer modo, gostei do que estão a tentar fazer e de me terem feito relembrar, ainda que por breves momentos, esses velhos tempos. Acredito que um segundo registo irá apresentar a devida evolução e será muito melhor. Aguardo ansiosamente por novos “capítulos”. Uma banda a ter debaixo de olho. 70% www.myspace.com/mtchapter

No comments: