Tuesday

Supreme Soul - Entrevista

1 – Supreme Soul (curta biografia, pontos altos, discografia, etc):
Os Supreme Soul são um grupo de pop/rock electrónico de Lisboa. Depois de alguns anos a produzirmos temas mais direccionados para as pistas de dança, decidimos o ano passado repensar a nossa sonoridade. Sentimos que era necessário caminhar em termos musicais para outras direcções. Surge então o Ep “Vision”, um marco muito importante para a banda, pois quando ouvimos o resultado final, especialmente nas rádios, sentimos que tínhamos atingido os nossos objectivos: um som mais pop/rock, sempre com a electrónica como pano de fundo.
Penso que “Love and shadows” é a consolidação do “Vision”, e representa igualmente o início de uma nova fase: os espectáculos ao vivo.

2 – “Love And Shadows” (processos de composição e gravação):
Relativamente ao processo de composição, os temas foram feitos com base em melodias vocais. Os arranjos e os ambientes sonoros eram criados de acordo com essa melodia (s) vocal e a carga metafórica que as letras transmitem.
A gravação dos temas é feita em tempo real tendo por base uma programação de ritmos, sendo utilizados variados instrumentos, tais como guitarra, piano e sintetizadores.

3 – Letras (influências, temas, mensagens):
“Love and shadows” representa os dois pólos extremos da vida: o amor e a sombra. O amor representa a extravagância, a pureza, o positivo, o expoente máximo da expressão humana. A sombra simboliza o obscuro, as nossas fraquezas e tentações, ou seja, o expoente máximo da fragilidade humana. Penso que as letras do Tiago vão de encontro a essa ideia: relações de amor, sentimentos de perda, etc.

4 – Capa do EP (quem, porquê, significado, …):
A capa do Ep foi elaborada pelo João. Achámos logo que era uma representação muito fiel ao conceito e à mensagem implícita nos temas. Os feixes de luz principais e as suas intersecções representam o amor. Os feixes de luz em segundo plano representam as sombras.

5 – Influências musicais e outras:
De uma maneira geral, sendo arte ou não tudo o que nos sensibiliza, influencia a música que fazemos.
De influências musicais “mais orgânicas” temos: joy division, new order, U2, nick cave and the bad seeds, sétima legião, heróis do mar, the cure, sonic youth, arcade fire, neil young, patti smith, pj harvey , The B`52s, rufus wainright...
De um espectro mais electrónico: depeche mode, kraftwerk, underworld, lcd soundsystem, fisherspooner, entre outros.
O Fado é também uma influência.

6 – Concertos de promoção ao EP:
Estamos a contactar alguns espaços musicais, e já estamos a trabalhar com uma promotora. Muito brevemente já teremos datas confirmadas.

7 – Mensagem final:
“Only love can save you from your own shadow”.

Entrevistador: RDS
Entrevistado: Susana Mogueira (guitarra, piano, voz)

No comments: