Saturday

Easyway “Laudamus Vita” (Raging Planet, 2010)

Este é já o terceiro álbum dos Easyway e, desta feita, apresentam-nos um conceito diferente. A acompanhar o CD áudio vem um DVD que inclui uma longa metragem, making of e videoclip do tema “The Viewer” (com a participação vocal de Sarah Bettens dos K’s Choice). Nunca fui grande fã dos Easyway mas, ao ler a nota de imprensa, mesmo antes de ouvir o disco e ver o filme, pensei que algo mudaria na minha opinião. Mas infelizmente isso não aconteceu. Não sou grande fã deste tipo de sonoridade Emo/Pop/Rock, e para que algo me chame a atenção, tem de ter qualquer coisa mais que os clichés do género. À primeira vista, gostei do conceito. Mas ao ouvir o disco, fiquei com uma sensação de déja vu que se instalou no início e não saiu até ao final. Há temas mais calmos semi-sinfónicos que funcionam mais ou menos (“The Viewer II” por exemplo), temas mais “post-qualquer-coisa” e um pouco mais pesados (“Setentia” ficou-me no ouvido), temas mais enérgicos e até com alguns toques progressivos (“Luxuria”), ficando-se a maior parte pelo estilo típico dos Easyway (“Aurora” tem uma toada sinfónica que me agradou), mas isso não chega para safar os mais de 46 minutos que acabam, mesmo assim, por se tornar maçadores para quem não gosta do estilo. A voz sempre no mesmo registo Emo torna-se irritante ao fim de alguns temas. Falta-lhes mais dinâmica, diversidade, e até alguma velocidade e peso (não estou propriamente a falar de Metal, mas algo mais puxado dava outro ambiente Rock mais apetecível). Como já referi, serve para fãs do estilo. Os outros, não irão encontrar muito que lhes chame a atenção. De qualquer modo, palmas pela vontade de inovar e dar mais qualquer coisa ao ouvinte (e neste caso, espectador também). www.easywayrock.com / www.myspace.com/easyway / www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal / www.ragingplanet.pt
65%
RDS

No comments: