Thursday

Ancient Future Records – 30 Years Of World Music – 2009

Não sendo eu propriamente fã de World Music, vejo-me agora na ingrata tarefa de ouvir 3 discos que me chegaram às mãos, e escrever algumas linhas sobre os mesmos. Os Ancient Future que, segundo os mesmos, são pioneiros da sonoridade World Fusion, estão a celebrar 30 anos do primeiro concerto do projecto. Para comemorar 3 décadas de música, o sétimo disco de originais, “Planet Passion” (75%), datado de 2001, vê assim uma reedição em masterização de 64 bits. Os Ancient Future fazem uma fusão de tudo o que seja música tradicional, desde África até Asia, passando pela América do Sul ou Médio Oriente, até à Índia, tudo serve de inspiração e influência. “Planet Passion (Mythical Stories Of Love Around The World)” contém 12 faixas num total de cerca de 52 minutos. Apesar de neste disco a banda ser composta por 5 músicos, além de diversos convidados, o projecto abrange já 19 músicos. Não é o meu prato favorito dentro do género, mas reconheço a qualidade, trabalho de composição, instrumentalização e, acima de tudo, a alma. Para fãs de World Music, Fusion e, porque não, adeptos de sonoridades mais psicadélicas.
Antes deste, foram editados em 2008 dois discos a solo de membros de Ancient Future. O mentor deste projecto, Matthew Montfort, lançou o primeiro disco a solo intitulado “Seven Serenades For Scalloped Fretboard Guitar” (65%). São 6 temas da sua autoria e 1 composto por Mariah Parker (ver disco seguinte), em cerca de 57 minutos, também masterizados em 64 bits. É introspectivo, experimental, psicadélico até em certos momentos. Há alguns temas que me agradam, e outros que me soam mais a devaneios egoístas de músico a testar as suas capacidades. É o problema destes discos a solo. Pode agradar a fãs das sonoridades já citadas e músicos em geral e guitarristas em especial.
Por último, “Sangria (An Indo Latin Jazz Musical Experience” (50%) é o trabalho solo da pianista Mariah Parker. Em 8 temas, da sua autoria, faz a ponte entre o Latin Jazz e a música Indiana. Faz-se acompanhar de músicos de Ancient Future, Sun Ra ou Herbie’s Hancock Headhunters, por exemplo. Por um lado, demasiado jazzístico para o meu gosto (prefiro um Jazz mais avantgarde), e por outro, demasiado bossanova para meu gosto. Fãs de Jazz, Bossanova e World Music irão gostar. Eu, particularmente, não gostei muito.
No geral: é inegável o valor dos músicos envolvidos nos 3 discos, e gostei de umas coisas aqui e ali, mas não é o suficiente para eu enaltecer as edições. Infelizmente, não conto voltar a pegar nos CDs e colocá-los no leitor. No final da audição, não ficou nada retido para me fazer voltar atrás, ouvir de novo e, talvez., encontrar novos sons, ideias e pormenores de interesse. Experimentem apenas se estão “calejados” neste tipo de sonoridades.

RDS

No comments: