Friday

Karcius – Sphere (2006) – Unicorn Digital

Karcius é um quarteto de Prog-Fusion instrumental de Montreal, Canada, criado em 2001. A Unicorn Digital assinou a banda em Dezembro de 2005 para a edição do novo trabalho “Tunnel” na Primavera de 2006. A estreia “Spheres” foi editada de forma independente em 2004 mas a edição que tenho em mãos é uma versão remasterizada lançada agora pela Canadiana Unicorn. Nunca cheguei a ouvir a edição original mas, o som nesta reamasterização é excelente. A capa não é assim tão original ou interessante mas, consegue o seu propósito, que é reflectir na perfeição o som do disco. Encontra-se aqui uma mistura de Progressive Rock com muito Jazz de fusão (que não é a minha preferência em termos de música), com algumas influências Latinas (“Evolution” soa a uma jam session com Santana) a algum Rock tradicional (“Synapse”). Há aqui algumas faixas acima da media tal como “1111” (a melhor faixa do disco) e “Kunidé” mas, para mim, este tipo de Jazz instrumental com orientação Prog torna-se aborrecido após alguns temas. Não consigo ouvir o CD desde o início até ao fim. Não me interpretem mal, o álbum até nem é mau, os tipos sabem o que estão a fazer, são excelentes músicos mas, este não é o tipo de música que eu ouça no meu dia a dia. Além disso, o facto de se ser bom músico é distinto do facto de se ser bom compositor. Isto soa muito mecânico e desinspirado. Um pouco mais de alma e algum experimentalismo poderia adicionar algum interesse extra à banda e ao seu trabalho. Este é o tipo de material que apenas irá agradar aos fãs “diehard”de Progressive Rock / Jazz-Fusion de cariz instrumental e a músicos obcecados mais pela perfeição musical do que propriamente por música sentida e plena de alma. RDS
60%
Unicorn Digital: www.unicornrecords.com

No comments: