Saturday

Checksound #4 - Junho 08

Já se encontra disponível para download o número 4 da revista online Checksound. Como habitual, algumas das críticas deste Fénix encontram-se por lá. O link para download da revista em formato pdf é o mesmo de sempre:
http://www.checksound.eu/

Murdering Tripping Blues - Uncontrollable Nervous Boogie (2008)

Murdering Tripping Blues – Knocking At The Backdoor Music (2008) – Raging Planet

Este é o disco de estreia de Murdering Tripping Blues, um power trio composto por Henry Leone Johnson, Johnny Dynamite e Mallory Left Eye. 10 temas fazem a fusão de um Rock ‘N’ Roll bem “old school” com Blues Rock e algum Punk. É bem “trashy”, “lo-fi” e algo psicadélico por vezes, mas sempre sem perder a força necessária para agradar a fãs de uma linha mais limpa. Do Chuck Berry à Blues Spencer Explosion, dos Kyuss aos Queens Of The Stone Age, dos Stooges aos MC5, dos (International) Noise Conspiracy aos Fu Manchu, do R.L. Burnside ao Johnny Cash, as influências da banda abrangem um pouco de tudo. Algumas participações apimentam a coisa ainda mais: o coro do trio de DJs “The Vanity Sessions”, a cantora / actriz Patrícia Andrade, The Infernal Secret Choir e ainda Luís Lamelas e Fernando Matias dos [F.e.v.e.r.]. Quem disse que já não se faz bom Rock ‘n’ Roll? Muito melhor do que algum do material revivalista que tem inundado as rádios e tabelas de vendas por esse mundo fora nos últimos anos. Aqui o espírito soa legítimo, nada de saltar para a carruagem da moda e ver no que dá. Recomendo vivamente! 85% http://www.myspace.com/murderingtrippingblues / http://www.ragingplanet.web.pt/ / www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal
RDS

Flesh – Worship The Soul Of Disgust (2008) – Pulverised Records

Flesh é o projecto a solo de Pete Flesh (Deceiver, Thrown, ex-Maze Of Torment) e este é o seu novo trabalho intitulado “Worship The Soul Of Disgust”. Pete gravou as vozes, guitarras e baixo, tendo Flingan actuado como baterista de sessão. Death / Black linha old school, negro, intenso, cru e com os dois pés firmemente apoiados no Underground é o que Pete nos traz nestes 9 temas. Nada de novo ou original, apenas os clichés do género em toda a sua plenitude. Mas isso não é necessariamente mau, se as coisas forem feitas na perfeição, como é o caso deste disco. A gravação e as misturas foram realizadas por Tommy Tagtgren nos Abyss Studios. A masterização ficou a cargo de Nicklas Rudolfsson (Runemagick, ex-Deathwitch, ex-Swordmaster). A capa bem simples mas bem old school, a fazer lembrar as capas das maquetes de meados dos 90s, é da autoria de Erik Sahlstrom (Maze Of Torment, General Surgery). Recomendo apenas aos fãs “diehard” do estilo; os outros afastem-se rapidamente desta descarga directa, pura e crua de Death / Black. 70% www.myspace.com/peteflesh / http://www.puverised.net/
RDS

Sathanas – Crowned Infernal (2008) – Pulverised Records

Estes veteranos do Underground Norte-Americano, no activo desde 1988, estão de volta com um novo disco. 11 temas de Black Death Thrash na linha old school, negro, demoníaco e intenso é o que nos apresentam em 41 minutos. Os riffs, os solos, a secção rítmica, a voz, tudo remete para o Underground mais negro dos finais dos 80s e meados dos 90s. Fantásticos riffs, melodias bem negras, secção rítmica potente e imaginativa, voz bem demoníaca, são os ingredientes que fazem o todo. A aliar à música temos ainda a fabulosa capa da autoria de Kristian Wahlin, responsável por capas de Emperor, At The Gates, Therion, Bathory, Edge Of Sanity e até King Diamond. Para fãs de bandas como Venom, Possessed, Slayer (inícios), Usurper, The Chasm, Acheron, Necrophobic, Hypocrisy (inícios) e outros que tais. 85% http://www.sathanas.net/ / www.myspace.com/sathanasmetal / http://www.puverised.net/
RDS

Hail Of Bullets – …Of Frost And War (2008) – Metal Blade Records

Hail Of Bullets é uma superbanda composta por Martin van Drunen (voz, Pestilence, Asphyx, Bolt Thrower), Theo van Eekelen (baixo, Houwitzer), Ed Warby (bateria, Gorefest), Paul Baayens e Stephan Gebédi (guitarras, Thanatos). A estreia em longa-duração “…Of Frost And War” é um disco conceptual sobre a frente do Leste durante a 1ª guerra mundial. Ao todo são 11 faixas de Death Metal bem old-school, cru, sujo, agressivo, poderoso, ora mais rápido, ora mais balançado. Fãs de lendas como Autopsy, Bolt Thrower, Gorefest, Dismember, Pestilence, Asphyx, Thanatos, Death ou Celtic Frost têm aqui cerca de 53 minutos bem (des)agradáveis. A mistura e masterização de Dan Swanö nos seus Unisound Studios conferem à gravação uma aura old-school que lhe assenta que nem uma luva. Mas não pensem que isto soa datado ou nostálgico, muito pelo contrário, soa bem fresco (ou podre, como preferirem) e actual. A adicionar a isto tudo ainda temos a fantástica capa cortesia de Evil Mickey (Gorerotted, The Monolith Deathcult, etc) que se coaduna na perfeição com o conteúdo lírico. Um “must” para fãs do estilo. Recomendo vivamente! 90% http://www.hailofbullets.com/ / www.myspace.com/hailoffuckenbullets / http://www.metalblade.de/
RDS

Friday

Soilent Green - Interview

1 – New record, new label. How did you ended up signing with Metal Blade? Are you satisfied with their work with the band so far?
Very satisfied, they have done an amazing job for us. We had finished up our contract with Relapse and we both had a mutual feeling of wanting to part ways. A lot of the folks at Metal Blade have been fans for years, so they swooped in and we are completely happy with the change so far.

2 – Are you satisfied with this new album “Inevitable Collapse In The Presence Of Conviction”, the songs, the recording process, production, final product?
Yeah we are very proud of the new record. The recording process was our smoothest ever. I was all just a real good time. WE had a lot of drama we had to come to terms with and this album was a way to leave all the negativity behind. A true cleansing.

3 – The album was produced by Erik Rutan. How did you ended up working with him? Are you satisfied with his work?
We are more than satisfied. We have been friends with Erik before he recorded us. We met him when we toured with Morbid Angel and hit it off. We talked then about recording us. Once we did Confrontation with him we knew would want to go back and this time it went even smoother. He has the ability to record the organic tones that we like. He is an awesome producer and friend.

4 – Your music is a blend of several styles, from Grindcore to Death, from Sludge to Southern Rock, from Punk to 70s Heavy Rock, and even some Funk Rock. Which bands do you listen to and influence you to write music for Soilent Green? And books? And movies?
I usually lately have been listening to anything but metal to get my influences. A lot of blues and r/b, also I’m a huge jazz fan. Al Green, Curtis Mayfield. Coltrane, Miles Davis, Charlie Patton, Howling Wolf are a few of our favourites. Movies and books I read are not really direct influences on our music.

5 – “Inevitable Collapse In The Presence Of Conviction” is a strange title (and so are the song titles). What does it means? What kind of subjects influenced you to write the lyrics for this record?
It is the basic idea of no hope. We have had a lot of drama in our history so at the time we had a feeling of why are we still doing this. We had to dig a little and realize why we even started, for the love of playing music. As far as the actual lyrics that is Ben’s department. I just write the music and let him do his thing.

6 – The cover artwork for this record is awesome but quite enigmatic. Who is responsible for the frontcover and what does it mean? Is it connected somehow with the lyrics?
The cover was done by John Van Fleet. He’s a huge icon in the U.S. comic industry. We are old comic nerds so it was an honour to work with him. It is connected somewhat to the concept of no hope. The actual cover is only one out of the three that John did for us. The girl in flight is connected to the very machine that is giving her that gift, symbolizing that no matter how hard you try you are set up for failure.

7 – Do you have a tour prepared to promote the record?
We have been on tour for about 9 weeks so far. We Played with Erik and Hate Eternal then went straight to Death Angel and Godforbid, And now we are with Dethklok. We are doing the only show of the Ozzfest too. We are really happy to be able be still be doing what we do twenty years in.

8 – You have now some space for a final message.
Well thank you for your time. And I guess just that if you did what we do then please if you have the chance come see us live. We like to pride ourselves as a live band and feel that is where we are most comfortable. Thanks again CHEERS!

Questions: RDS
Answers: Brian Patton (Guitar)

http://www.soilentgreen.net/ / www.myspace.com/soilentgreen / http://www.metalblade.de/

Saturday

Assacínicos – …Foi Tudo Por Tua Culpa (2008) – Edição de Autor / Clube Anos 70 À Tarde

Ahhh! Ainda me lembro do 1º disco destes alienados da realidade, “Ninguém Sabe Mas Tenho Medo…” (Rastilho, 2004). “Oh! Ainda se faz deste tipo de material em Portugal? Fantástico!”. Assacínicos? O nome já prometia! A fusão de géneros, as letras, a vocalização, o cheiro de mofo a trazer à memória o Underground nacional dos 90s, estava tudo no ponto. Rock alternativo, Dark, Punk, Hardcore, Metal, uns toques de Rock Industrial e uma loucura fora do normal fazem o todo. Este novo “…Foi Tudo Por Tua Culpa” segue a mesma linha. Faz-me recuar no tempo, numa época em que o Underground nacional era ainda rico em propostas aliciantes. Juntem no mesmo caldeirão Mão Morta, Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Mata Ratos, Censurados, Peste & Sida, Mler Ife Dada, É M’as Foice, Bizarra Locomotiva, Nihil Aut Mors, Culto Da Ira, Ocaso Épico, Belle Chase Hotel, Santa Maria Gasolina Em Teu Ventre, Kradiolina Nicotine, Ecos da Cave, … ufa! E nomes fora do panorama nacional? The Birthday Party é certo; e já agora um pouco de Nick Cave e os seus Bad Seeds; Bauhaus, talvez; Tom Waits, pois claro; e adiciono ainda o trio maldito de “femmes fatales” formado por Diamada Galás, Lydia Lunch e Nina Hagen. Einsturzende Neubauten; não me perguntem porquê mas tinha de incluir este nome nesta crítica. Vá-se lá saber porquê! Uma viagem sem retorno é o que se promete na audição desta maldita rodela cinzenta. Nunca mais serão os mesmos. Isso é certo. Não são vocês que não o vão conseguir largar, é ele que não vos vai largar. Larga-me se faz favor! Mas será que eu quero mesmo? Ele passa-me por cima, cilindra-me, sem dó nem piedade, e no fim, com o ventre aberto, as vísceras espalhadas pelo chão, num estado catatónico, mesmo assim, o meu braço direito eleva-se, o dedo indicador a tentar chegar mais uma vez ao botão play. Aaarrgghh! 95% www.myspace.com/assacinicos / http://www.assacinicos.blogspot.com/
RDS

Silent Planet Promotions

Chegou-me às mãos, recentemente, mais um pacote promocional com vários discos de Hard Rock e Heavy Metal, na linha mais tradicional, por parte da Silent Planet Promotions (http://www.silentplanetpromotions.com/). Alguns destes não são recentes mas, como a boa música não passa do prazo de validade, ainda vêm a tempo e são mais que bemvindos. Passo então a escrever umas breves considerações acerca de cada um dos registos.

Lanfear – Another Golden Rage (2005) – Nightmare Records
Enquanto não chega o novo trabalho de estúdio, os Alemães Lanfear apresentam aqui 11 temas de Heavy Metal tradicional na veia US Heavy / Power, puro, verdadeiro, sentido. Toques de Progressive Metal dão também o seu ar de graça e apimentam a coisa. Nomes como Helstar, Metal Church, Queensryche (inícios), Fates Warning, Iced Earth ou Dream Theater não serão estranhos a quem ouvir os Lanfear pela primeira vez. Grandes riffs e solos de guitarra, uma secção rítmica segura e competente e, acima de tudo isto, uma voz surpreendente. Já se fez melhor é certo, mas também já se fez pior. Longe de ser uma obra-prima, é um excelente disco de Heavy tradicional como já (quase) não se faz. Tem garra, tem alma, tem força, tem o verdadeiro espírito metaleiro. Querem melhor? 85% http://www.thelanfear.com/ / http://www.nightmare-records.com/

Madmen & Dreamers – The Children Of Chidren, An Original Rock Opera (2000)
Este é já de 2000 mas só agora tenho a hipótese de o ouvir. Trata-se, como o título indica, de uma “rock opera”. Disco duplo, 33 temas (intros e interlúdios contabilizados), Rock Progressivo de orientação tipicamente white rock / prog / metal (leia-se: cristão). O conceito lírico é algo rebuscado, lamechas, cheio de mensagens de vida, demasiado “bonitinho” e mundano para agradar ao comum apreciador de rock. Eu dispenso. Fica a música, e essa, até agrada. Mas até certo ponto. Rock Progressivo de ambientes sinfónicos, muito calminho, cliché quanto baste, nada de extraordinário. Original como clama o subtítulo? Nem pensar. Apenas para apreciadores “diehard” do género. Os outros afastem-se rapidamente. 40% http://www.madelf.com/ / http://www.madmen-and-dreamers.com/

Saint – Crime Scene Earth (2008) – Armor Records
Novo disco de estúdio para os veteranos Saint, no activo desde meados da década de 80. Hard ‘N’ Heavy duro, cru e com melodia quanto baste. As inspirações Judas Priest são mais que notórias. Ao ponto de cópia descarada, pode dizer-se. Aliás, temos até direito a uma versão de “Invader” da mítica banda Britânica. Black Sabbath (fase 80s), Iron Maiden (fase 80s), Accept e Saxon são outros nomes que podem vir à memória. Há aqui algumas ideias boas mas a colagem aos Priest não lhes dá muita margem para manobra. A produção crua, primitiva e caseira também não ajuda muito. Vale a pena por temas como “The Judas In Me” ou “Lost”. Pouco acima da média. Apenas para fãs e completistas deste tipo de Metal mais old-school e in-your-face. 55% http://www.saintsite.com/

Sandalinas – Living On The Edge (2005) – Nightmare Records
É a segunda vez que me chega às mãos (e ouvidos) este fabuloso disco de Sandalinas. Da 1º vez foi a edição Europeia por parte de Massacre. Ora, esta é a edição Norte-Americana por parte da Nightmare. A diferença está apenas no selo que acompanha o disco, pois de temas extra nada. O Espanhol Sandalinas alia-se aqui ao vocalista Apollo Papathanasio (Firewind) e a músicos de sessão mais que competentes para criar 10 temas de Heavy Metal melódico, forte, intenso. As guitarras estão em clara evidência, mas a voz de Papathanasio está ao mais alto nível e encaixa perfeitamente na música de Jordi Sandalinas. A secção rítmica segura, forte e extremamente flexível ajuda muito a segurar os elementos atrás evidenciados e, pode-se dizer, eleva-los e outro nível. Temas como “All Along The Everglades”, “Follow Me”, “If It Wasn’t For You” ou “The Conqueror” ficam na cabeça muito tempo após a audição. Fãs de Iron Maiden, DIO, Rainbow, Yngwie Malmsteen, Helloween, Europe, Whitesnake, Deep Purple, Masterplan, Jorn ou outros do género vão adorar cada segundo destes 38m30s. Aconselho vivamente. 85% http://www.sandalinas.com/ / http://www.nightmare-records.com/

Stairway – The Other Side Of Midnight (2006) – Self Released
11 temas compõem este disco dos Britânicos Stairway. Heavy Metal de inspiração Britânica (leia-se NWOBHM) com som cru e forte mas melódico quanto baste. Saxon e Iron Maiden (fase Somewhere In Time / Seventh Son) são as duas influências mais fortes. DIO pode ser outro nome a ter em conta. O que aqui está, está bem feito, tem garra, espírito, e soa sincero, lá isso é verdade. Mas será que apenas isso o poderá safar da mediania? Não me parece. Guitarras, voz, secção rítmica, tudo parece estar no ponto certo. Mas falta qualquer coisa que nos leve a abanar a cabeça com mais força e nos faça sacar da nossa “air guitar”. Falta aquele “je ne sais quoi”, como se costuma dizer. De qualquer modo, fãs deste estilo “velha escola” vão gostar. Experimentem e depois digam qualquer coisa. 65% http://www.stairwayonline.co.uk/ / www.myspace.com/stairway

RDS


Tuesday

Concertos











The Blackout Argument - Smile Like A Wolf - Free Online EP

THE BLACKOUT ARGUMENT released their first non-physical sound carrier by TODAY. It's an exclusive 5-song Online EP, entitled "Smile Like A Wolf", that is FREE for download at www.smilelikeawolf.com/

The band on the release of "Smile Like A Wolf":
"Dear lovers & fighters,
In times when the music industry is stumbling across its own feet, it is time to break new ground. As a band you have 2 choices, you either play the game by the old rules hoping you're one of the few at the mercy of the old marketing and promotion strategies. Or you can trailblaze your own pathway through the ever-changing music business jungle.Sounds a lot like biz-talk, but in the end it's all about you, the fan, the listener, the fuel that keeps The Blackout Argument running. We have toured with Boy Sets Fire, Parkway Drive, This is Hell, just to name a few, played shows all over Europe, we have various releases out on great independent labels, a ongoing record deal with Lifeforce Records, got massive press attention all over the place, worked with some of the most renowned designers and have a long list of partners and supporters. Yet still, this is all about you. It's you who we are trying to reach with our message and music.To go the most direct way without detour to your hearts and ears we decided to release a FREE DOWNLOAD EP in June 2008. It's titled "Smile Like A Wolf" and contains 5 brand new and exclusive songs, by the way the first recordings with Roughael, our new singer. No fees, no email-registration, no myspace friend requests requiery or any other bullshit. Just go to http://www.smilelikeawolf.com/ and download the songs for free alongside a complete cd artwork and lyrics.We put at least as much effort in "Smile Like A Wolf" as in any other release we put out so far. We spent hours and hours at the practice place, later on in the studio, forced our most drastic life experiences into lyrics, got Dave Quiggle (Rise And Fall, Sick of it All, Atreyu, War of Ages, etc.) to do the artwork and Milchglas Media to do the web development, to make sure "Smile Like A Wolf" is gonna fully satisfy us and you. This is our hearts and our lives, this is what we love to do and this is what we want to share with you, the fan, the listener, the fuel that keeps us running."
"Smile Like A Wolf" is the band's first recording with their new vocalist Raphael Schmid. THE BLACKOUT ARGUMENT is already working on new material for their upcoming LIFEFORCE RECORDS album in January 2009.

Lifeforce Records PO Box 301172 04251 Leipzig Germany
http://www.lifeforcerecords.com/ - www.myspace.com/lifeforcerecords

Saturday

Gloria Morti – Eryx (2008) – Cyclone Empire

Depois da estreia em 2004 com “Lifestream Corrosion”, através da Japonesa World Chaos Productions, os Finlandeses Gloria Morti mudam-se para a Cyclone Empire e lançam o novo trabalho intitulado “Eryx”. “Eryx” é composto por 9 temas de base e 2 bónus em pouco mais de 40 minutos e meio de música verdadeiramente extrema. Black / Death com toques sinfónicos, bem brutal, técnico e épico é o que os Gloria Morti nos oferecem nesta proposta. O som é cristalino mas cheio e bem poderoso, cortesia da produção e gravação do guitarrista Juho Räihä no seu próprio estúdio. Quanto à masterização, esta ficou a cargo de Mika Jussila nos seus Finnvox. Há já algum tempo que não ouvia um disco tão extremo que me chamasse a atenção desta maneira. Em dois dias já o ouvi 3 vezes na sua totalidade. Aconselho vivamente. A salientar ainda a participação especial de Destructhor dos Zyklon com um solo no tema “Sands Of Hinnom”. Para fãs de bandas como Zyklon, Emperor, Red Harvest, Naglfar, Dimmu Borgir, Behemoth, Vader ou Cannibal Corpse. 90% http://www.gloriamorti.com/ / http://www.cyclone-empire.com/ / www.myspace.com/cycloneempire
RDS

Mightiest – Bloodyssey 1994-2003 (2CD 2008) – Cyclone Empire

Os Mightiest são Alemães e têm orgulho em manter-se Underground desde os seus primórdios até à data. Este “Bloodyssey” contém, segundo a nota de imprensa, todos os temas gravados pela banda até hoje, todos eles devidamente remasterizados e alguns até remisturados. A discografia inclui ainda mais títulos do que estes embora, imagino eu, deverão conter os mesmos temas, mas provenientes de sessões de gravação distintas. O duplo CD é composto pela Demo “The recreation Of Shadowlands” de 1995 (a única gravação que deixa algo a desejar, não gostei), a Demo “Eden’s Fall” de 1999 (o som não é o melhor, mas contém algumas ideias boas) e o EP “Whatever Ground We May Roam” de 2003 (o melhor de todo o pacote). Ao todo são 19 temas (entre os quais uma versão de “Outbreak Of Evil” dos Sodom) em cerca de 100 minutos de Black Metal old school com alguns toques Thrash, Death e Viking. O livrete inclui um texto escrito por Jan Jaedike (Rock Hard), letras e alguma informação sobre os registos originais. A capa e layout são da responsabilidade do guitarrista / teclista Ral. O livrete e apresentação em geral poderiam estar melhor, mas também não desiludem. Não sou grande apreciador de Black Metal, como alguns de vós devem já saber, mas estes Mightiest têm atributos suficientes para me agradar (à excepção da demo de 1995. como já referi). Técnica musical, algumas ideias bem executadas, ambientes old school, bons temas, atitude, espírito. Não se trata de uma one-man-band de um tipo fechado no seu quarto, não são extremistas em ideologia, não se auto-proclamam “true”, não são seguidores de modas e, principalmente, não são NSBM. Heavy Metal do mais puro na sua essência mais negra, segundo nos diz Jaedike, e eu concordo. Por tudo isto e por muito mais, recomendo esta edição a aficionados e completistas do Underground e da música extrema. 70% http://www.mightiest.eu/ / www.myspace.com/mightiestmetal / http://www.cyclone-empire.com/ / www.myspace.com/cycloneempire
RDS

Transit - Bleed On Me (Karmakosmetix 2008)

Transit – Decent Man On A Desperate Moon (2008) – Karmakosmetix

Mais um projecto saído das cinzas dos In The Woods… Desta feita temos Jan Kenneth Transeth (In The Woods…, Naervaer, Stille Opprör, Green Carnation) e os seus Transit. Este trabalho de estreia de Transit, gravado entre 2004 e 2006 mas só agora editado, inclui 10 temas de Rock pintado de tons Americana, Country, Pop e 80s Gothic / Dark Rock. Ora mais roqueiro, ora mais experimental. Ora mais directo, ora mais introspectivo. Não sendo nada de transcendental, “Decent Man On A Desperate Moon” tem os seus momentos altos. E são muitos. Tem boas ideias, tem ambiente, tem garra, tem pujança. Usualmente, não vou muito nestas linhas songwriter / americana / rock experimental, mas estes 37m25s ouvem-se muito bem. Gostei muito do que ouvi, e cada vez gosto mais. Este é daqueles álbuns que cresce dentro de nós com sucessivas audições. Para fãs de Birthday Party, Nick Cave & The Bad Seeds, The Creatures, Johnny Thunders, Frank Zappa, Madrugada, Portishead, Green Carnation, etc. 85% www.myspace.com/jktransit / http://www.karmakosmetix.com/ / www.myspace.com/kkxrex
RDS

Stille Opprör – S.o2 (2008) – Karmakosmetix

Este é já o segundo disco para o projecto a solo do Norueguês Christer André Cederberg. Não tendo ficado 100% satisfeito com as suas deambulações Metal / Dark / Prog / Psych nos In The Woods…, o Metal de cariz Cyber / Progressivo dos Drawn ou ainda o Punk dos Animal Alpha, Cederberg cria ainda mais este projecto chamado Stille Opprör. Serve este o propósito de dar escape a mais algumas das suas inúmeras ideias resultado de um fluxo interminável de criatividade. O músico Norueguês entra aqui nos territórios do Rock mais experimental em fusão com algum Jazz, Progressivo, Pop e até Americana, polvilhado com alguns toques de ambiental e psicadelismo, sempre com um tom emotivo, introspectivo, intenso. Gostei muito do que ouvi e, não sendo, no entanto, um disco essencial nestas linhas, está muito bem feito, com alma, com sentimento, com intensidade, com um gosto puro pela música, coisas que faltam à música em geral hoje em dia e, por isso mesmo, recomendo vivamente. Ouvintes de nomes como Pink Floyd, Anathema (últimos trabalhos), Antimatter, Nick Cave & The Bad Seeds, Ulver, Porcupine Tree, Bjork, Radiohead ou até Opeth (faceta mais calma) irão encontrar motivos de interesse neste “S.o2”. 85% www.myspace.com/stilleopproer / http://www.karmakosmetix.com/ / www.myspace.com/kkxrex
RDS

Tuesday

Concertos







Dornenreich - Interview

1 – The new record was released by Grau. How did you ended up signing with them in the first place? Are you satisfied with their work with the band so far?
Actually, “In Luft geritzt” (“carved in air”) was released by Prophecy, yet, but I know that they collaborate with Grau and I appreciate Grau releases as well. (ed: sorry, my mistake, Prophecy and Grau are sister labels; the record was, indeed, released by Prophecy).
We are proud to be a part of Prophecy after all these years, yet, for they provide us with total artistic freedom, which is very important for us. The people behind Prophecy appreciate our artistic vision and face us with respect and we – in turn - think highly of their aesthetics, our label-mates and Prophecy’s devotion to their bands. And we do our very best to get our vision across as intensively as possible. So, it’s a fertile collaboration, indeed.

2 – Are you satisfied with this new album “In Luft Geritzt”, the songs, the recording process, production, final product?
Apart from the fact that I have not seen the finished product, yet, I am pleased with this album to its entire extent, that is, the songs, the production, the layout and Prophecy’s marketing.
Although it was a challenge to record the album live/synchronnously without any click-track or any pilot-track as a reference it was worth it, totally, because this pure way of recording led us into a situation in which we really had to dive into the music in order to achieve convincing and satisfying results. Take after take we approached the songs in a natural and deeply dedicated way.

3 – “In Luft Geritzt” is direct, pure, organic. How did you came up with kind of sound? Was it intentional or did it just came out like this?
We wanted the production to do justice to the organic and pure quality of the music itself.
Therefore we decided to record the album live in a vitally sounding room. This way the initial recordings offered a balanced, charismatic and natural sound that did not demand any further fx-postproduction concerning the acoustic atmosphere of the album. To be brief: we simply wanted to catch the archaic passion, joy and grief these songs are bursting with.

4 – What kind of subjects influenced you to write the lyrics for this record?
The individual way I perceive the cycles of nature is my main source of inspiration when it comes to the lyrics. In my opinion one can find that much obvious wisdom when perceiving the cycles of nature and life, consciously.
Consequently, I have always used nature as symbol and metaphor, that is, I have always been keen on the use of suggestive archaic words (such as wind, wood, moon, rock, ..) every human being has conscious and subconscioous bonds with.

5 – Will you play this songs live? Do you have a tour prepared to promote the record?

For sure. Our current live-set relies on songs of “In Luft geritzt”, mainly, but it includes older songs of our former albums as well.
We’ll be playing numerous shows with Devon Graves (Deadsoul Tribe/ex-Psychotic Waltz) and Leafblade (UK) as special guests throughout Europe (check out dornenreich.com). Until now no show in Portugal is confirmed, but we would love to play in your country again. We played in Porto back in 2001 and it was an unforgettable experience. So, local promoters and organizers are welcome to contact us via dornenreich-booking@hotmail.com.

6 – What kind of musical influences do you have in Dornenreich? And literature, cinema and art in general?
Perosonally, I am fascinated with artists, bands and ensembles of numerous various genres.
One constant companion is – for instance – Dead Can Dance. With cinema and film it is quite the same. I appreciate many different genres of movies. One day I might watch Amores Perros and on the next day I might dive into the Lord of the Rings-Trilogy.
Besides, radio-plays are a medium I truly love for it interacts with one’s imagination that much.
Doubtlessly, books are precious companions and I read a lot. Not that much poetry, though.
Recently, I read some novels by Hermann Hesse once again – and it was a gift, doubtlessly.

7 – How do you see the Dark Folk, Folk, Gothic and Metal scenes nowadays? Is there something you would like to highlight?
Actually, I lack an overview for sure, but I guess that’s the rule for there are countless subgenres out there, right now. Gems are to be searched for more intensively than ever before I guess …

8 – You have now some space for a final message.
Well, all I can add is that I would like to thank you for your questions and that we hope to play in Portugal soon. Take good care!

Questions: RDS
Answers: Eviga

Dornenreich:
www.dornenreich.com
Prophecy: www.prophecyproductions.de