Friday

Cartas-Manifesto Pt. 1/3: Introdução

INTRODUÇÃO:

Um dia destes andava a dar uma olhadela a umas pastas antigas no meu PC, para apagar material antigo e criar espaço, e encontrei estas 2 cartas. Trata-se de cartas que escrevi depois de ler críticas / reportagens tendenciosas, ignorantes e com falta de rigor jornalístico e ética profissional. Infelizmente não tenho as ditas críticas (alguém tem isso?), mas podem ler alguns excertos nas cartas. A primeira crítica é do Blitz, referente aos Napalm Death e o seu concerto no verão de 2001 no festival Carviçais Rock. A esta não obtive resposta alguma! Nem por carta, nem por e-mail, nem a publicação da mesma no jornal. A segunda é do Jornal De Notícias e refere-se à primeira noite do festival Vilar de Mouros de 2003, em particular à actuação dos Sepultura. A esta carta (foi por e-mail aliás) já obtive resposta mas, como poderão constatar, não foi das melhores!
Porque publicar isto agora depois de vários anos passados? Porque infelizmente as mentalidades continuam na mesma. Porque este tipo de críticas continuam a ser escritas nos jornais e revistas e continuam a ser habituais na televisão. Ainda se lembram, isto já mais recentemente, da reacção do Sr. Eládio Clímaco e a sua frase “e parece que os miúdos gostam disto hoje em dia” (ou qualquer coisa do género) quando os Lordi venceram o festival da canção? Pois é! Porque eu não sou de “comer e calar” e porque nunca fui politicamente correcto. É por isto tudo e por muito mais!
O meu português não é dos melhores? Pois não. Tenho pena, mas mesmo assim é melhor que o da grande maioria dos Portugueses, e eu nem sou Português! Já vão ler na carta, e respectivas respostas, porque é que digo isto.
Vou colocar isto “online” em duas partes (as duas cartas), porque isto é extenso. Por essa mesma razão tentei eliminar algumas coisas desnecessárias, para encurtar um pouco, mas o essencial está lá, e não tentei “polir” as minhas intervenções!
Se alguém se sentir lesado, principalmente os senhores que escreveram as ditas reportagens, que deixe o seu comentário neste blog! Comentários são bemvindos! Eu sou a favor da liberdade de opinião, desde que não vá contra a minha (brincadeira!).

No comments: