Friday

Cartas-Manifesto Pt. 2/3: 1º Carta

1º CARTA – BLITZ / NAPALM DEATH (CARVIÇAIS ROCK 2001):

Caros amigos do Blitz: […]
No dia 19 de Agosto enviei-vos um e-mail com o texto que segue nesta carta. O mesmo é para uma inclusão na vossa secção VOZ DO POVO. Já foram lançados 3 números após isso e ainda nada! […] Gostaria de saber se ainda resta algum respeito pelos leitores, em especial por alguém que o é à cerca de 10 anos!!!
Estou a escrever para mostrar a minha indignação para com o senhor Luís Guerra e a sua reportagem acerca do Festival Carviçais Rock 2001, mais precisamente a propósito da actuação dos britânicos Napalm Death. Sou leitor do Blitz há cerca de 10 anos e é a primeira vez que escrevo para o mesmo, é pena que seja para contestar uma das suas reportagens! Aliás não o Blitz mas sim um dos seus jornalistas. O grande problema de tudo isto é simplesmente, colocarem senhores a trabalhar numa área com a qual nada têm a ver. Aliás o mesmo até diz: "... não morro de amores pelo género (ok, abomino-o)...". A sua crítica, senhor Luís Guerra, nada tem de construtiva, pelo contrário, é até destrutiva! Quem lê a sua reportagem e não viu o concerto em questão, ou não conhece a banda, ou conhece mas não esteve lá, gera uma ideia errada e talvez preconceituosa da banda. Preconceito! É isso mesmo o único que o senhor consegue realmente transmitir com as suas palavras! Aliás, começa logo a parte da sua reportagem destinada aos Napalm Death com "Confirmando a tendência para a um bom concerto se seguir um motivo de menor interesse, ...". Motivo de menor interesse? Para quem? Só mesmo para si! De início já demonstra o seu preconceito para com o estilo musical em geral e esta banda em particular, a qual leva com a sua (des)crítica! E o que é que pretende dizer com: "... continuam vivos e é bem capaz de residir aí o seu principal problema". Pretende afirmar que já deveriam ter "arrumado as botas"? Que já cá não deviam andar? Utilizando mais uma vez as suas palavras: "De registar que esta veterana banda de grindcore reuniu à sua frente a plateia mais numerosa de todo o festival, centenas de jovens... que vieram de propósito de todos os quadrantes do norte do país para assistir ao concerto (que, confesso, não percebí) dos Napalm Death...". Caso não saiba, estes senhores são responsáveis por todo um género, apelidado de Grindcore, e não se limitam a viver à custa de glórias passadas, sempre souberam actualizar a sua sonoridade, mantendo-se no topo! Já percebe o porquê de tanto público a assistir? Ah, já agora não era só pessoal do norte! Eu vivo a cerca de 17km de Aveiro (descendo mais ainda no mapa!) e também lá fui de propósito assistir ao concerto! Pouco mais de 3 horas de viagem para lá e outras tantas para cá, no meio da serra, com todo o calor que se fazia sentir, com todos os contratempos sempre aliados a este tipo de actividades! Valeu a pena, sim senhor!!!

Desde os 13 anos que assisto aos mais variados espectáculos, das mais variadas bandas, dos mais variados estilos musicais. Bandas "grandes", de garagem, portuguesas, norteamericanas, finlandesas, etc, etc. Desdes os 10 anos (benditos Iron Maiden!) que vivo e respiro música. Há 7 anos que faço rádio. Pelos meus olhos e ouvidos já passaram Slayer, Megadeth, Smashing Pumkins, Clawfinger, Guano Apes, Metallica, Ratos de Porão, Iron Maiden, Aerosmith, Apocalyptica, Sepultura, entre muitos outros. Isto para dizer o quê? Que considero este o melhor concerto a que assisti em toda a minha vida! 2 pontos em 10 atribui o senhor? Foram 2 pontos para si mas 10 para mim e muito mais gente que lá estava! Diz o senhor Luís Guerra que "parece um mero repositório de electricidade e ruído ensurdecedor, temperado por ritmos que ultrapassam em muito a violência tribal. Vocalizações indistintas, cuspidas em desespero e angústia...". […] Quase que não aguento ao tentar avaliar estas suas palavras. Todo o seu discurso é preconceituoso (sim, repito mais uma e outra vez!!!) para com estilo em si, ignorante, repugnante, e acima de tudo arrogante!!! Pensa que as suas opiniões, gostos, ideais são a "lei de ordem"?

Vê-se mesmo que o senhor não percebe do que falou, pois nem sequer o título de um tema apontou! Apenas no final o título do novo álbum, mas essa informação deve-lhe ter sido fornecida pelo próprio vocalista da banda durante a sua actuação! Onde é que estava o senhor José Rodrigues, o jornalista do Blitz ligado à área do Metal, para comentar dignamente este concerto? Assim é que deveria ser: "cada macaco no seu galho", como o povo costuma dizer!!!


RESPOSTA A ESTA MISSIVA? SE EU AINDA ESTIVESSE À ESPERA DA MESMA…

1 comment:

Anonymous said...

O Luis Guerra é obviamente uma autoridade nesta matéria. Tenho pena é do saudoso John Peel e do nosso António Sérgio que tanto gabaram os Napalm Death. Está visto que são dois ignorantes.
Bem, e já agora o Adolfo Luxúria Canibal que disse maravilhas do "Chaos AD". Como ele se deve ter sentido deprimido depois da crónica do Diário de Notícias.
Mas, se bem me recordo, o sr. Rui Veloso, enquanto júri, deu 0(ZERO) em todas as categorias aos Pop Dell'Arte num célebre concurso do Rock Rendez Vous. Tal facto afectou de forma irreversível João Peste & Ca.
Imagino o sr. Luis Guerra a ir fazer uma peça sobre o debate do orçamento de Estado e escrever qualquer coisa como "não morro de amores pelo Sócrates(ok, abomino-o)". Pode fazê-lo, sim senhor, mas a função dele é fazer reportagem e não opinião. Até porque estamos todos a cagar para a opinião dele...