Thursday

The Firstborn – The Noble Search (2008) – Major Label Industries

Chegou-me às mãos finalmente o novo disco dos The Firstborn que, confesso, estava ansioso por ouvir depois de tantas boas críticas que li. “Será que a expectativa é tão alta que vou ter uma desilusão?”, pensei eu. Felizmente não foi o que aconteceu pois “The Noble Search” está a um nível superior a “The Unclenching Of Fists”. O disco anterior estava muito bom mas tinha pormenores que a mim me faziam repelir o epíteto de disco do ano, como muita gente o vaticinou. Uma delas era a produção pois “The Unclenching Of Fists” tinha um som algo “apagado”, sem força e vitalidade. Outra era a saturação de sons externos à banda base, com muitos “samplers” e sons adicionais. Essas duas falhas (na minha modesta opinião) foram aqui colmatadas e o disco soa forte e poderoso, mas limpo e audível. A componente étnica (musicalmente falando) é real e não “samplada”, está melhor encaixada e soa mais orgânica. Orgânica; é a essa a melhor palavra para descrever a produção deste álbum. Quanto à componente lírica, continua na mesma linha do anterior, com o vocalista Bruno Fernandes a apoiar-se na sua recente paixão pela filosofia Budista. Os diversos convidados especiais também ajudam ao colorido de “The Noble Search”: Vorskaath (Zemial) na percussão, Luis Simões (Saturnia) na cítara, Hugo Santos (Process Of Guilt) e Proscriptor (Absu) nas vozes. O que os Firstborn haviam prometido na anterior proposta está aqui concretizado na sua plenitude. Fica ainda a informação de que por cada CD vendido, 50 cêntimos reverterão a favor da luta de libertação do Tibete. 95% http://www.thenoblesearch.com/ / www.myspace.com/unclenchedfists / http://www.majorlabelindustries.com/
RDS
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The Firstborn Live @ Caos Emergente 2008

Vertigo Steps – Vertigo Steps (2008) – Edição De Autor

Este é o disco de estreia homónimo dos Vertigo Steps, um projecto da responsabilidade de Bruno A. dos Arcane Wisdom. Bruno é aqui acompanhado pela bateria de Daniel Cardoso (Head Contol System, Sirius), o baixo fretless de Alexandre Ribeiro (Bleeding Display, Desire, Grog) e a voz do Finlandês Niko Mankinen (Misery Inc.). Como convidados especiais conta-se com Stein R. Sordal (Green Carnation, voz principal em um dos temas), Sophie (Understream), Rui Viegas e André Vasconcelos (ambos ex-vocalistas de Arcane Wisdom). Ao todo são 10 temas em cerca de 50 minutos de Dark Metal com passagens atmosféricas, progressivas, experimentais e certos toques de Post-Rock. “Vertigo Steps” pauta pelo ambiente intenso, carregado e melancólico das suas faixas. Peso, balanço e muita melodia marcam a música do projecto com aproximações ao universo de nomes como Green Carnation, Anathema, Arcturus, Winds, Opeth, Orphaned Land, Amorphis ou até Porcupine Tree. Mais um grande disco a surgir no panorama Underground nacional. Um nome a ter em conta no futuro. 85% http://www.vertigosteps.com/ / www.myspace.com/vertigosteps / http://cdbaby.com/cd/vertigosteps
RDS
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Vertigo Steps - Fire Eaters

Waste Disposal Machine – Interference (2008) – Thisco

Já se encontra disponível o álbum de estreia dos Waste Disposal Machine, “Interference”. Este é composto por 13 faixas (uma introdução, 8 temas originais e 4 remisturas) e perfaz os 54m20s de duração. Depois de vários lançamentos em formato demo e participações esporádicas em compilações, os WDM assinam pela Thisco para a edição do primeiro longa duração. A fusão de Rock Industrial, Electro, Gótico, Metal e EBM faz a sonoridade WDM. As influências (ou aproximações ao universo de) são tão díspares como Nine Inch Nails, Front 242, Front Line Assembly, Das Ich, Young Gods, Skinny Puppy, Assemblage 23, Die Krupps, Ministry, Rammstein ou Deathstars. Os temas são tão diferentes entre si que o disco poderia resultar numa amálgama de sonoridades tão heterogéneas que comprometeriam o todo. Felizmente, não é isso que acontece, todas as ideias e influências foram tão bem digeridas e “Interference” soa coeso, forte, maduro, mantendo o ouvinte atento e interessado do início ao fim. Mais uma prova de que em Portugal também se fazem coisas interessantes e de alta qualidade, fazendo frente, e até suplantando, o lixo que vem lá de fora e que pulula nos tops nacionais. Agora, só falta mesmo o apoio por parte do público, porque a banda já fez a sua parte. Comprem o disco e vão aos concertos, apoiem os WDM para que não lhes aconteça o mesmo que muitas outras bandas Portuguesas exemplares que caíram no esquecimento e, eventualmente, desapareceram. Para colocar na prateleira dos discos nacionais ao lado de [F.ev.e.r.], Bizarra Locomotiva, Haus En Factor ou Sci-Fi Industries. 95% http://www.wdm-web.com/ / http://wastedisposalmachine.blogspot.com/ / www.myspace.com/wastedisposalmachine / http://www.thisco.net/
RDS
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Waste Disposal Machine - I Sing The Body Electric (Excerto do Live VJing)

Divine Lust – The Bitterest Flavours (2008) – Deadsun Records

Lembro-me da estreia homónima em 2002 e desta me ter chamado a atenção para a fusão Doom e Gothic Metal de inspirações My Dying Bride, Anathema, Sentenced, Crematory e Sundown. Embora algo derivativa e lugar comum, tinha os seus pontos de interesse, assim como um certo cuidado na composição de temas com identidade (o tema de apresentação “Morrigan” vem à cabeça). Após 6 anos de espera (com um EP em 2004 do qual eu não tive conhecimento senão à minutos) surge o sucessor sob a forma desta colecção de 11 temas em 67 minutos. A sonoridade segue a mesma linha de sempre mas desta feita deram especial atenção aos pormenores, sons, ambientes e revelam um trabalho de composição elaborado. Nada foi deixado ao acaso e as ligações entre ideias, riffs, melodias, e mudanças de ritmos, está feita de um modo perfeito e com uma fluidez e à vontade que se espera de uma banda com 10 anos de existência. As colaborações especiais (violino, voz feminina, guitarra Portuguesa), assim como o uso inteligente dos teclados e algumas influências étnicas, ajudam bastante ao ambiente geral do disco. Pesado quanto baste mas com muita melodia; com a força e intensidade do Doom mas com a suavidade dos elementos góticos; sombrio e depressivo mas com o vislumbre da luz ao fundo do túnel. É assim este “The Bitterest Flavours”. Em 2008 os Divine Lust estão, além de mais maduros, bem mais interessantes. Para fãs das bandas acima citadas e outras como o Memory Garden, Candlemass, Lake Of Tears, Tiamat, Beseech, Saviour Machine, Lacrimosa, Depeche Mode (pareceu-me ouvir aqui umas ideias, em especial na voz) ou ainda os Portugueses Heavenwood, Secrecy e Desire. Se ainda havia dúvidas quanto às potencialidades do Divine Lust, estas estão dissipadas com o fabuloso “The Bitterest Flavours”. 95% http://www.divinelust.com/ / www.myspace.com/divinelustband / http://www.deadsunrecords.com/
RDS
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Divine Lust - Morrigan ("Divine Lust", 2002)

Wednesday

Checksound #10

O número 10 da Checksound já está disponível para download em formato pdf ou visualização online. Mais uma vez a heterogeneidade é a palavra de ordem. Algumas das mais recentes críticas disponíveis na Fénix também figuram por lá.
http://checksound.eu/

Sunday

Jello Biafra: Carta Aberta a Barack Obama

Since Election Day, Jello Biafra has been hard at work composing an open letter to President-Elect Barack Obama, which will be submitted via Change.gov, the Obama administration transition site. We posted the letter in its entirety on the Alternative Tentacles website: http://www.alternativetentacles.com/page.php?page=jello_openletter

Concertos











Monday

Anomally – Once In Hell… (2008) – Edição de Autor

“Once In Hell…” é o disco de estreia com edição de autor dos Açorianos Anomally. São 8 temas em pouco mais de 33 minutos e meio que fazem a fusão de Death Metal melódico com ambientes góticos. Reminiscências do Gothic / Death Europeu de meados da década de 90 e nomes como Crematory, Dark Tranquility (antigo), Atrocity ou Paradise Lost (antigo) fazem o som dos Anomally. Algumas influências pouco notórias mas enumeradas pela banda são In Flames, Lamb Of God, As I Lay Dying, Dream Theater ou Metallica, por exemplo. O som está potente mas nítido o suficiente para se ouvir tudo o que se está a passar em termos instrumentais. A típica dualidade voz gutural e limpa está presente, as guitarras alternam entre os riffs mais agressivos e as linhas melódicas, a secção rítmica é forte e coesa, as teclas estão bem encaixadas e não exageram. Gostei também da apresentação geral do CD e, em especial, do toque extra com a etiqueta de morgue. Longe de ser um disco essencial, é um bom disco que faz lembrar a já referida cena Death / Goth de meados dos 90s, mas sem soar datado, como acontece com algumas bandas que seguem esta linha. Vale a pena a audição para quem gosta do género. 70% http://www.anomally.com/ / www.myspace.com/theanomally / Metalicídio (Venda Online do CD)
RDS
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Anomally - No Words From The Dead

Takara – Invitation To Forever (2008) – Progrock Records

Após um interregno de 6 anos os Takara voltam às edições discográficas com “Invitation To Forever”. A banda fundada pelo guitarrista Neal Grusky regressa com novo line-up incluindo o vocalista Brasileiro Gustavo Monsanto (passa a ser o 3º vocalista da banda), o baterista e baixista da banda de Yngwie Malmsteen, Patrick Johannson e Bjorn Englen respectivamente, e o teclista Brook Hansen. Confesso que ao início a voz me fazia alguma confusão, talvez por estar habituado aos outros álbuns de Takara com Jeff Scott Soto (que neste disco contribui com vozes de apoio). Gustavo tem um tom de voz diferente e isso até pode funcionar como uma lufada de ar no som Takara; e além disso tem algo mais de positivo, tem uma boa pronúncia da língua inglesa, coisa rara nos brasileiros (ou outros povos Sul-Americanos). Perderam também alguma da sua orientação Power Metal e sinfónica para abraçar uma sonoridade que deve mais aos Hard Rock melódico dos 80s. Aos poucos lá me fui habituando a este novo trabalho e, longe de ser a salvação do género, é extremamente agradável de se ouvir. Tem peso suficiente para agradar aos metaleiros mais acérrimos, tem muita melodia para atrair os Hard Rockers e aquele travo 80s para os fãs do old-school e AOR. Resumindo, Hard ‘N’ Heavy com toques Power Metal e melodias transportadas directamente dos 80s, é o que encontramos nestes 10 temas (48 minutos). Para fãs de Magnum, Journey, Kansas, Survivor, At Vance ou Yngwie Malmsteen. 80% http://www.takararocks.com/ / http://www.progrockrecords.com/
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Sunday

Con-Dom – The Eight Pillar – A Confession Of Faith (2008) – Functional / Tesco

“The Eight Pillar” foi a estreia em disco dos Britânicos Con-Dom (abreviatura para Control Domination), a qual teve edição em vinil, em1991, através da Tesco. Esta foi a segunda edição da mítica editora Germânica e teve uma tiragem de apenas 300 exemplares. Aqui estão disponíveis pela primeira vez em CD os 5 temas (41m30s), acompanhados por uma reprodução do livrete original (que tinha de ser encomendado em separado) e embalados em formato digipack. O livrete inclui as letras, que foram baseadas na vida e obra do Britânico Thomas Edward Lawrence (o título do disco é derivado da sua obra “The Seven Pillars Of Wisdom”), imagens e um pequeno texto introdutório a Lawrence e a temática geral do disco. O tipo de sonoridade apresentada em “The Eight Pillar” é já comum hoje em dia, mas nos idos de 1991, nos inícios da cena Power Electronics, isto era algo de inovador. A audição deste disco não é nada fácil, isso é certo e, no final da audição ficamos algo confusos e nem sabemos bem onde estamos, de tão extrema que foi a experiência. Apenas para fãs “diehard” de Power Electronics e Industrial. 85% http://www.tesco-germany.com/ / www.myspace.com/tescogermany
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Wertham – Memories From The Pigsty (2008) – Tesco Organisation

Wertham é um projecto paralelo do Italiano Marco Deplano, líder dos Foresta Di Ferro. Após 10 anos de existência do projecto e alguns lançamentos menores, eis que surge o primeiro longa-duração sob o título “Memories From The Pigsty”. São 8 temas, em cerca de 41 minutos, de fusão Power Electronics e Industrial. Em termos sonoros, Deplano e companhia sabem o que estão a fazer, disso não haja dúvida. A maioria dos projectos do género que tenho ouvido parece ser resultado de frouxas experiências com a sonoridade industrial / power electronics levadas a cabo por pessoas inexperientes na manipulação da maquinaria. Mero ruído com som lo-fi para abafar a inexperiência e falta de ideias, é esse o resultado. Não é o que acontece em Wertham. Isto sim é o que se supõe ser Industrial. Som alto e distinto, frio, intenso, experimental, vocalizações agressivas. No campo lírico deparamo-nos com temas como a violência doméstica, mentalidade do chamado “lixo branco”, cultura do gueto e vida nas ruas em geral. As letras parecem-me algo simplistas e mais descargas puras de ódio que propriamente de intervenção ou cariz socio-político. Enquadram-se bem no estilo do projecto? Talvez. Mas não são o meu tipo de escolha (já o foram). Fora isso, Wertham é um projecto sólido e que eu recomendo a fãs do género. 75% www.myspace.com/xwerthamx / http://www.tesco-germany.com/ / www.myspace.com/tescogermany
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Naevus – Relatively Close To The Sea (2008) – Hau Ruck / Tesco

O anterior disco da banda, “Silent Life” em 2007, já me havia chamado a atenção e, quando vi este CD no pacote que a Tesco me enviou fiquei logo impaciente para o colocar no leitor. Aos mentores do projecto Lloyd James (voz, guitarra acústica, teclas) e Joanne Owen (baixo, acordeão, teclas) junta-se o baterista habitual John Murphy (Knifeladder, Shining Vril). Como convidados especiais temos ainda Matt Howden (Sieben) no violino, Greg Ferrari (Womb) na guitarra eléctrica, Joanna Quail (SonVer) no violoncelo e Arthur Shaw (Cutty Sark) nas teclas. O ex-companheiro de armas Dominic O’Connor também está presente em espírito pois uma das suas composições, “The Troubadour”, nunca antes editada em qualquer forma, foi gravada para este disco. A sonoridade é a típical dos Naevus, um Dark Folk mais “colorido” que o habitual no género, com um sentido de canção Pop e com algumas influências Rock, mas sempre com uma orientação negra e depressiva demarcada. Os 6 primeiros temas seguem esta linha, mas depois somos confrontados com um épico tema de 17m40s intitulado “Go Grow”. Neste, a sonoridade Naevus é acrescida de toques progressivos e psicadélicos de descendência Pink Floyd ou Hawkwind. Fecha-se com um curto tema Folk de 43s. A apresentação geral, como é regra no género, é extremamente cuidada, sendo-nos servido o disco num belo digipack, acompanhado de livrete com 12 páginas com as letras. 90% www.myspace.com/naevus / http://www.hauruck.org/ / http://www.tesco-germany.com/ / www.myspace.com/tescogermany
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Bain Wolfkind – The Swamp Angel (2008) – Hau Ruck / Tesco

O músico Australiano, também membro dos Der Blutarsch, regressa com um novo título, depois do fantástico aperitivo “Wasteland” em 2007. Desta feita é um longa-duração composto por 15 temas em cerca de 52 minutos. Entre a Folk de ambiências negras e sinistras, o Rock cru e sujo, a orientação psicadélica de alguns temas e as obrigatórias influências Dark Folk do seu projecto de origem, Bain Wolfkind oferece a sua visão obscura e depressiva do trabalho de “songwriters” como Johnny Cash, Johnny Thunders ou até Nick Cave. Um rol de convidados ajudam o músico a dar “vida” aos seus temas, através do uso de instrumentos como violino, piano, slide guitar, trompete, entre outros. O som lo-fi a dar a sensação de ter sido gravado num qualquer pub clandestino situado numa cave, decadente, cheio de fumo, whisky e vultos vestidos de negro ajuda ao clima geral de “The Swamp Angel”. Para fãs dos nomes já citados ou outros como Bauhaus, Death In June, Current 93 e In Gowan Ring. Não recomendado a pessoas com tendências suicidas devido ao carácter negro e depressivo do conteúdo musical. Ficam desde já avisados! 85% www.myspace.com/bainwolfkind / http://www.hauruck.org/ / http://www.tesco-germany.com/ / www.myspace.com/tescogermany
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Der Blutharsch – Everything Is Alright! (2008) – WKN / Tesco

Esta é uma antologia de raridades e remisturas gravadas entre 2002 e 2008. Temas de compilações, edições limitadas em vinil e outros similares compõem o alinhamento desta nova proposta dos Der Blutharsch. “Everything Is Alright!” abrange todas as facetas do grupo Austríaco, desde o Dark Folk ao Martial, passando pelo Gothic Rock ou Industrial, e até uns pós de Punk e Rock. Mas, mesmo tendo em conta essa heterogeneidade musical e o facto de as faixas pertencerem a variadas edições e períodos de tempo, não é por isso que o disco soa desconexo, muito pelo contrário, a identidade Der Blutharsch já está bem definida há muitos anos. As 17 faixas (cerca de 58 minutos) que compõem o disco podem agradar tanto aos fãs de longa data que pretendem completar a discografia como, ao contrário do que este tipo de edições pode sugerir, atrair novos fãs. Recomendo vivamente. 85% http://www.derblutharsch.com/ / http://www.tesco-germany.com/ / www.myspace.com/tescogermany
RDS

Zero Tolerance #26 - Nov/Dez 08

Já está disponível o novo número da revista Britânica Zero Tolerance. A destacar nesta edição a entrevista ao mítico atista Suiço H.R. Giger, realizada por Tom G. Warrior dos Celtic Frost. Outros nomes incluídos na ZT#26 são Darkthrone, Satyricon, Cana, Jarboe, Hammers Of Misfortune, Six Feet Under, Agathocles, Battlelore, entre outros. Críticas a discos, DVDs, concertos, crónicas diversas e o habitual CD gratuito com 17 temas de Metal extremo também fazem parte. O preço é de 3£30, é só fazer a conversão para euros, ou perguntar no vosso quiosque habitual (sim, está disponível em Portugal).
Para mais informações: http://www.ztmag.com/ / www.myspace.com/ztmag

Saturday

ATMF

Svarti Loghin – Empty World (2008) – A Sad Sadness Song / ATMF
“Empty World” é o disco de estreia deste trio Sueco e é também a primeira edição da recém fundada A Sad Sadness Song. São 5 (+ outro) faixas que perfazem cerca de 44 minutos de um Black Metal com contornos atmosféricos, depressivos, obscuros e frios. O disco ouve-se bem de início ao fim, até mesmo para quem, como eu, não é grande apreciador de Black Metal (pelo menos na sua vertente mais selvagem e extrema). Isto deve-se ao facto de os Svarti Loghin enveredarem por um estilo mais atmosférico, de ideais quase Doom, em detrimento do típico Black Metal nórdico mais cru e selvagem. Torna-se algo repetitivo a certa altura mas, dentro do estilo praticado, isso é algo quase inevitável e até obrigatório para poder criar um efeito hipnótico. Poderá agradar a fãs de Black, Doom, Post-qualquer coisa e até mesmo Dark Ambient. 70% www.myspace.com/svartiloghin / http://www.atmf.net/ / www.myspace.com/atmfoundation
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Janvs – Vega (2008) – ATMF
Já por aqui falei nos Italianos Janvs, a propósito do seu anterior trabalho “Fvlgvres”. Sem perder muito tempo, a banda regressa às edições com este “Vega”. Sete novas faixas em pouco mais de 49 minutos percorrem a mesma linha do antecessor. Black Metal ora rápido ora a meio tempo, com alguma melodia, passagens acústicas e ambientais. Uma nova faceta progressiva, experimental, com extremo cuidado nas ambiências e melodias parece ser o factor de evolução na música dos Janvs. Melodias de proveniência oriental / étnica ajudam também a manter “Vega” interessante. Por vezes aproximam-se de uma versão Black melódico de Amorphis. Outros nomes como Arcturus, Solefald, Orphaned Land, Misanthrope ou Septic Flesh podem ser mencionados também. Estão no caminho certo, na minha modesta opinião. 85% www.myspace.com/janvsdotit / http://www.atmf.net/ / www.myspace.com/atmfoundation
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Tronus Abyss – Vuoto Spazio Trionfo (2008) – ATMF
Novo álbum, já o quarto, para os Italianos Tronus Abyss. Treze temas, que ultrapassam a hora de duração, percorrem um Industrial Black Metal repetitivo, monótono, desinspirado e demasiado pretensioso para o seu próprio bem. Há algumas ideias interessantes mas estão diluídas no meio do “ruído” industrial que funciona como uma faca de dois gumes, acabando por disfarçar tanto as más como as boas ideias. É pena, porque no meio de toda a repetição de bases simplistas, repetitivas e ambientes industriais até há potenciais factores de interesse. As letras em Italiano ajudam a dar outra cor e atribuem um certo atractivo exótico. Prometem muito mas ficam a meio caminho. Mas, como sempre, uma crítica destas apenas reflecte a opinião pessoal de um indivíduo. Nada melhor do que ouvir e tirar as vossas próprias conclusões. 60% http://www.tronusabyss.net/ / http://www.atmf.net/ / www.myspace.com/atmfoundation
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Lantlôs – Lantlôs (2008) – De Tenebrarum Principio / ATMF
Álbum de estreia para o duo Alemão Lantlôs. Black Metal vulgar, simples, cru e com ocasional melodia. Ocasionais toques de Pagan Metal e passagens ambientais e acústicas dão o ar de sua graça, mas só isso não chega para salvar o disco. Sinceramente não vejo nada de apelativo aqui. Muito Bathory dos inícios e muitas ideias da 1ª vaga da cena Black Metal Norueguesa. Derivativo, sem inspiração, monótono, mais um no meio de tantos. 25% http://www.lantlos.de/ / www.myspace.com/lantlos / http://www.detenebrarumprincipio.eu/ / http://www.atmf.net/ / www.myspace.com/atmfoundation
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Wednesday

Attrition - Smiling, At The Hypogonder Club & The Jeopardy Maze (Re-releases 2008) - Two Gods

Attrition – Smiling, At The Hypogonder Club (1985 / Re-release 2008) – Two Gods
Esta e uma reedição do segundo álbum dos Britânicos Attrition, originalmente lançado em 1985 pela mítica Third Mind Records (na altura casa de nomes como Front Line Assembly, In The Nursery ou Nurse With Wounds). Aos 11 temas originais adicionam-se “Shrinkwrap” (single 12”, originalmente gravado para uma cassete compilação da revista Britânica Electronic Soundmaker) e “Fusillade (III)” (originalmente incluída na compilação “For Your Ears Only” de 1986). Todos os temas foram devidamente remasterizados e o artwork foi redesenhado pelo próprio Martin Bowes. A edição é da responsabilidade da editora da banda, a Two Gods Recording. Fusão de Darkwave, ritmos e sons industriais, ambientes góticos e algum Dark Ambient, “Smiling, At The Hypogonder Club” é um disco obrigatório na discografia de todos os amantes da Darkwave. Se ainda não o têm, esta é uma boa oportunidade de o adquirir. Além do disco original com um som melhorado, têm ainda direito aos já referidos bónus. Essencial. 90% http://www.attrition.co.uk/ / www.myspace.com/danteskitchen
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Attrition – The Jeopardy Maze (1999 / Re-release 2008) – Two Gods
Mais uma reedição por parte da Two Gods, editora criada pelos próprios Attrition. “The Jeopardy Maze” foi editado originalmente em 1999 na editora darkwave/ambient /ethereal Projekt. Uma obscura e sinistra fusão de Darkwave, Gótico, Industrial e uma forte componente sinfónica, “The Jeopardy Maze” é um ecléctico disco que irá agradar a fãs das várias vertentes enunciadas. Além da obrigatória remasterização do disco, temos como bónus um tema nunca antes editado, também de 1999, “Infant Joy”, baseado num poema de William Blake. Diferente do anterior disco aqui apresentado, que soava tipicamente 80s, este tem uma vertente mais moderna, com uma faceta electrónica mais acentuada que poderá trazer novos fãs à banda, mas que não irá desapontar os da velha escola. Recomendo. 85% http://www.attrition.co.uk/ / www.myspace.com/danteskitchen
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Attrition - A Girl Called Harmony (Tricky Business, 1991 / Promovideo 2006)

Concertos











TNT – Atlantis (2008) – Metal Heaven

Os míticos Hard Rockers Noruegueses estão de volta com um novo trabalho intitulado “Atlantis”. São 11 novos temas em 48 minutos. Desenganem-se os incautos pois isto não é Hard Rock de contornos guitarreiros e vocalizações poderosas. Todo o disco soa a Beatles em versão AOR. É isso mesmo, temas tipicamente Pop com influências dos 60s, um toque de musicais kitsch dos 80s, ideias Blues Rock e uma base roqueira para “enganar”. Não me interpretem mal pois o disco não é mau mas, sinceramente, a mim não me diz nada. Prefiro um Hard Rock mais puxado e com os habituais maneirismos do género do que esta versão actualizada dos Beatles. Não sou conhecedor de toda a carreira dos TNT, que já vem desde os idos de 1982 até aos nossos dias, por isso não posso comparar com material anterior. Tendo em conta só esta proposta, os TNT de 2008 deixam a desejar. Mas toda a gente tem ideias e gostos diferentes, por isso mesmo, experimentem e podem até gostar. 40% http://www.tnttheband.com/ / http://www.metalheaven.net/
RDS
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TNT - Intuition (Madrid 2006)

The Deep Eynde – Blackout: The Dark Years (2008) – People Like You

Os Death-Rockers Californianos The Deep Eynde regressam às edições com uma retrospectiva que inclui um CD com 18 temas e um DVD com todos os promo-vídeos, entrevistas, material ao vivo, etc. Infelizmente não tenho acesso ao DVD, por isso vou apenas centrar-me no CD que tenho em mãos. Aproveitando bem a capacidade máxima do formato, a banda encerra 18 temas em cerca de 79 minutos de música. Fusão de Punk, Goth, New Wave e Psychobilly, a sua sonoridade pode denominar-se de Death Rock. Devendo mais ao cenário gótico do que ao Punk, os Deep Eynde vão também beber muito à cena alternativa dos 80s. “Blackout: The Dark years” é a celebração de 15 anos de escuridão, depressão, e angústia. Um tema novo, “My Darkest Hour” abre as hostilidades seguindo-se títulos como “Red Necklace”, “Voodoo Baby”, “Swingtime” ou “Road Rash”, entre outros. Para fãs de Misfits, The Mission, The Cure, Damned, Lords Of The New Church, Samhain, Siouxsie And The Banshees, Flesh For Lulu, AFI, Bauhaus ou Depeche Mode. 85% http://www.deepeynde.com/ / www.myspace.com/thedeepeynde / http://www.peoplelikeyourecords.com/
RDS
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The Deep Eynde - She Likes Skulls
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The Deep Eynde - Space Invaders