Friday

Banshee And Something Else We Can’t Remember - Entrevista

1 – Banshee And Something Else We Can’t Remember (curta biografia, pontos altos, discografia, etc):
Os Banshee And Something Else We Can’t Remember formaram-se em 2002 em Setúbal depois algumas transformações na formação da banda hoje a banda divide-se entre Setúbal e Palmela e da qual fazem da parte: David (Guitarra e Voz), Jójó (Baixo), Mike (Trompete), João (Bateria) e Ricardo (Voz).
Em 2004 Gravamos o primeiro trabalha o EP “Drunk Broke But Happy” no Margem Sul Estúdios com o Francisco Santos e o Ricardo Barreto. Entramos numa fase de promover e nos mostrar ao mundo correndo o país de norte a sul. Curiosamente o EP também suscitou interesse fora das nossas fronteiras não só em fans como também imprensa e em 2005 fomos eleitos pelo site americano famouspunk.com como best internacional 2004. Já em 2006 no fim do verão fizemos uma tour em Espanha que serviu como uma pré-apresentação do álbum a um público totalmente desconhecido.
Até chegar-mos a 2007 onde lançamos o nosso primeiro trabalho o álbum “This Place Is a Zoo”.

2 – “This Place Is A Zoo” (processos de composição e gravação):
O álbum “This Place Is a Zoo”começou em processo de composição imediatamente a pormos o EP cá fora. Curiosamente 4 dos temas de fazem parte do álbum foram, escritos cerca de 3 a 4 dias antes de irmos para estúdio pois achávamos que o material que tínhamos não era bom o suficiente. Uma verdade é que desde que a banda se consolidou com a formação actual as musicas tomaram formas e sonoridades completamente diferentes. Grande parte do álbum foi feito em estúdio com a ajuda do Produtor Francisco Santos e com a assistência de Ricardo Barreto.

3 – Eddie Ashworth & Jason Livermore / Bill Stevenson:
A primeira pessoa a encorajar-nos a tentar algo com um passo acima curiosamente foi o Francisco Santos.
Quando estávamos na fase inicial de gravações em estúdio a Masterização já ficou pré-acordada com Bill Stevenson e Jason Livermore.
Procuramos um produtor que completa-se como banda para misturar o álbum e depois de muitos contactos e já a esperança perdida surgiu-nos uma resposta bastante positiva por parte do Eddie Ashworth e um entusiasmo enorme. Concluídas as gravações deu-se então a fase de mistura e de masterização a qual Eddie Ashorth sempre nos ajudou e acompanhou até ao resultado final.

4 – Letras (influências, temas, mensagens):
As nossas letras falam basicamente sobre experiências a nível pessoal ou social. Este álbum fala metade em experiências pessoais e metade em sociais. O tema “This Place Is a Zoo” é uma critica social em que comparamos a sociedade com a vida animal ou o tema “ We got To Fight and stand up” em que apela em que temos de nos revoltar contra este mundo de destruição, de guerra, de fome em que se segue logo o tema “Every Second In every Hour” fala sobre a verdade e em que temos de fazer escolhas e ai é que aprendemos e se fizermos as escolhas erradas devemos continuar a lutar pelas certas e não ficar rendido as escolas certas. Claro que depois há o tema acústico e evidentemente é um tema de fala de amor como mais alguns temas do álbum, o amor é um sentimento existente em todo o ser humano e deve-se falar nisso ou exprimir sobre isso quando assim nos sentimos.

5 – Capa do disco (quem, porquê, significado, …):
A Capa do disco ficou a cargo do nosso amigo de longa data Filipe Oliveira que é uma pessoa que sempre nos ajudou a ultrapassar vários obstáculos. O conceito girou todo em redor da banda e do título do álbum. Na capa do álbum somos encarados como os macacos pois somos os que fazem as palhaçadas neste reino animal em vez de sermos um predador sempre em caça da presa. Quisemos dar este conceito a todo o álbum pois nos achamos que uma banda também tem de transmitir mensagem já que conseguimos chegar a algumas pessoas pela música. Através dum som alegre e quente e muita diversão tentamos alertar que não nos podemos esquecer o que se passa no mundo seja a falar de guerra ou de amor.

6 – Influências musicais e outras:
Curiosamente todos nós temos influências distintas. Primeiro de tudo somos grandes consumidores de todos os géneros musicais estamos sempre a partilhar novas bandas ou compositores. Na banda existe quem seja mais virado para o rock progressivo e metal, outros para o reagge, outros mais punkrock outros mais poprock outros ainda mais jazz e clássico… mas chegamos sempre a um consenso. Em termos de género no nosso estilo musical bandas da Third Wave Generation são basicamente as nossas influências.

7 – Raging Planet Records:
Lançamos o álbum pela Raging Planet Records porque nos surgiu essa oportunidade e ficamos muito contentes pela atenção e pela maneira como fomos recebidos. A Raging Planet Records é uma editora que aposta nas bandas portuguesas e luta para melhorar o panorama nacional e para nós é um orgulho poder estar na família da Raging Planet ao lado de grandes bandas nacionais.

8 – Concertos de promoção ao disco:
Em relação a concertos de promoção ao disco fizemos as duas festas de lançamento em Lisboa e Pombal respectivamente e de momento estamos a trabalhar para marcar muitos mais shows para promover este trabalho.

9 – Mensagem final:
A nossa mensagem para todos é simplesmente que apoiem as bandas nacionais seja qual for o género musical. Um Forte Abraço para tod@s.

Entrevistador: RDS
Entrevistado: Ricardo (Vocalista)
-

No comments: