Tuesday

The Ocean – Precambrian (Proterozoic) (2007) – Metal Blade

“Precambrian” é o sucessor do disco de 2005 “Aeolian”. Este novo trabalho é duplo, contendo um MCD de cerca de 22 minutos sub-intitulado “Hadean / Archaean” e um segundo disco de 62 minutos sub-intitulado “Proterozoic”. Infelizmente, apenas tenho acesso ao segundo disco, pois os promocionais enviados pela Metal Blade apenas incluem esta “segunda parte” do álbum.
O colectivo Alemão continua a explorar a sua característica visão artística da música. Além de todos os músicos envolvidos no projecto, há ainda espaço para participações especiais de elementos de bandas como Converge, Old Man Gloom, Cave In, Integrity, Breach, Textures, etc, e ainda membros da Berlin Philharmonic Orchestra, num total de 26 músicos! Guitarra, baixo, bateria, percussões, vozes, violino, violoncelo, saxofone, piano e outros instrumentos marcam a sua presença. Uma faixa como “Rhyacian / Untimely Meditations" chega a ter 84 pistas diferentes na mistura! Além disso, ao vivo apresentam também um arrojado conceito visual a acompanhar a performance musical.
O estilo continua o mesmo dos álbuns anteriores, fusão de Metal, Hardcore, Sludge, Doom e ambientes cinemáticos. Depois da dupla “Fluxion” / “Aeolian”, estes surgem com um duplo disco baseado no período Precâmbrico e nas suas distintas fases, estando as faixas divididas em 5 eras, com os períodos subordinados a serem encarnados pelas diversas faixas do disco. Em termos líricos o disco foi influenciado pelo autor Franco-Brasileiro Proto-Surrealista Lautréamont e a sua obra “Cantos de Maldoror”.
O “artwork” é, mais uma vez, obra de Martin Kvamme, conhecido pelo seu trabalho com os trabalhos dos projectos de Mike Patton (Fântomas, Tomahawk, Patton/Kaada) e do anterior “Aeolian”.
Mais uma obra do colectivo The Ocean que conjuga inúmeros elementos e que tem de ser absorvida como um todo: música, letras, capa, imagens, passagens literárias, etc. Tenho de adquirir o trabalho na sua globalidade (como já referi, o promocional apenas inclui o 2º disco e nada de capa e livrete) para o poder apreciar na sua plenitude. Para já, esta “amostra” já me deixou a salivar pelo resto! Mais uma etapa que irá agradar aos seus fãs e apreciadores de nomes como Isis, Neurosis, Cave In, Cult Of Luna, Botch, Old Man Gloom, Coalesce e até David Lynch. 85% http://www.metalblade.de/ / www.theoceancollective.com

RDS

No comments: